Orienta-te Redes Sociais
“Um de Nós” é um retrato da solidão e um slogan para o antídoto

“Um de Nós” é um retrato da solidão e um slogan para o antídoto DR

Este grupo inspirou-se no artista JR

Este grupo inspirou-se no artista JR DR

Fotografia

Projecto "Um de Nós" são fotografias sem rugas

Os posters estão colados na sapata da Ponte 25 de Abril. Não interessa até quando

Texto de Luís Octávio Costa • 13/10/2011 - 16:43

Distribuir

Imprimir

//

A A

Há um elemento estranho — mais um elemento estranho — nas docas de Alcântara, na base dos pilares da Ponte 25 de Abril. Ninguém sabe quantos dias resistirá, mas esse lado efémero também é o encanto do projecto “Inside Out”, do artista JR, que em Lisboa inspirou os autores de “Um de Nós/ One of Us”.

 

O TEDxLisboa seguiu o manual de instruções, recrutou voluntários e colou os retratos gigantes (da autoria de Cristina Marques da Silva, João Abreu, João Pico, João Rodrigues, Maria Conceição Pires e Paulo Miguel) nas sapatas da ponte (espaço cedido pelas Estradas de Portugal).

 

“Um de Nós” é um enorme retrato da solidão e um slogan para o antídoto. “Parece-nos fazer sentido sensibilizar e despertar consciências para grupos de pessoas que muitas vezes vivem à margem da sociedade, com todas as implicações associadas de carácter social, económico e psicológico”, destaca a organização.

 

O projecto “Inside Out” é um pouco mais do que papel e cola. São as caras impressas, as rugas, são olhos semicerrados pela idade, hastes de óculos remendadas. Nas docas os transeuntes dão de caras com os protagonistas e transformam-se nos intérpretes da instalação. “Permite que cada um levante as suas próprias questões, reflita” e “quem sabe mude percepções e atitudes”.

 

Esta reportagem foi sugerida pelos leitores João Pico e Cristina Silva. O P3 também já escreveu sobre os projectos “Olha Lá”, no Porto, e “Mulheres de Bairro”, em Coimbra.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Prémio

Bruna Tavares

Investigadora portuguesa desenvolveu um sistema de fusão sensorial que permite ter uma visão mais precisa do estado da rede eléctrica. A ideia é “prevenir...

Ser mãe é a melhor coisa do mundo?...

Ilustração // Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Ser mãe nem sempre é a melhor coisa do mundo...