Orienta-te Redes Sociais

"Fishing for Ideas" é um dos 90 projectos seleccionados para a Bienal DR

Tiago e Rui estudaram "design thinking" durante um ano, em Berlim DR

O projecto permitiu revitalizar o negócio da Sodomar DR

Design

Design: “Fishing for ideas” representa Portugal na Bienal da Eslovénia

Projecto de revitalização de negócio familiar é o único representante português na Bienal de Design da Eslovénia. Rui Quinta e Tiago Gonçalves Nunes, dois jovens designers, vão estar em Liubliana

Texto de Ana Maria Henriques • 27/09/2012 - 11:30

Distribuir

Imprimir

//

A A

A família de Rui Quinta tem um negócio há várias décadas que, como muitos outros negócios familiares, não conseguiu manter a dinâmica inicial. Rui, de 31 anos, juntou-se a Tiago Gonçalves Nunes, de 28, regressado de Berlim tal como o primeiro, e conseguiu ter uma ideia “made in Portugal” para revitalizar o negócio familiar.

 

O projecto de design, “Fishing for Ideas”, é o único representante português na Bienal de Design da Eslovénia, que tem lugar em Liubliana entre 27 de Setembro a 11 de Novembro. “O facto de termos sido selecionados só comprova e reforça a importância que o design e os processos de design podem ter sobre o desenho e implementação de um negócio ou a realização de uma marca”, destaca Rui.

 

Os dois amigos e designers andaram “à pesca” de ideias para renovar a vida de uma das mais antigas empresas de comercialização de pescado do país no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), a Sodomar, da família de Rui. “Por estar inserida num sector com muita tradição, mas pouca dinâmica e inovação, e que em Portugal está em declínio ano após ano, desde os últimos dez a 15 anos”, precisava de ser refrescada.

 

Braistorm aberto a todos

O “Fishing for Ideas” decorreu “intensivamente durante dois meses” e Rui e Tiago utilizaram uma abordagem “pouco comum para este tipo de problemas, pelo design e aberta a todos os que quisessem sugerir ideias e participar”. Especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, “design thinking” e "marketing" deram a sua contribuição e centenas de pessoas, através da Internet, fizeram uma espécie de “brainstorm em tempo real”.

 

“Este projecto permitiu dar uma visão optimista de futuro a uma PME portuguesa que, como muitas outras, trabalhava da mesma forma há décadas sem conseguir inovar nos processos”, explicam os designers.

 

O “Fishing for Ideas” foi seleccionado, na categoria “Globalização”, para o Concurso BIO.23 entre 437 candidaturas de designers de 38 países. Na exposição final participam 90 projectos de 27 países distintos. Nesta 23.ª edição do evento vão estar expostos os melhores produtos e protótipos nos campos da inovação, do design industrial, comunicação visual e conceitos de design.

 

Se para Rui – que faz dupla com Joana Brígido na Toyno – esta é a primeira vez na Bienal da Eslovénia, Tiago já caminha para a terceira presença no evento. Em 2008, este jovem especializado em Design Estratégico e Inovação foi o primeiro português em 44 anos a ser seleccionado para participar. “Esta nova distinção tem um significado especial uma vez que demonstra o potencial do design numa perspectiva diferente, mais em torno de processos organizacionais e de gestão e como forma de redesenhar um negócio”, salienta.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt

Entrevista

Plataforma de denúncia de emprego precário e ilegal Ganhem Vergonha reuniu quatro anos de abuso num livro. Já há “mais consciência” e “discussão pública” — mas...

A realidade nua e crua de um parto...

Fotografia // "Alerta: um parto é acontecimento bonito, mas é também turbulento e...