Orienta-te Redes Sociais

Sérgio Alves é um dos jovens designers convidados pela ESAD para falar do seu trabalho gráfico Paulo Pimenta

Design

Vamos comemorar o dia internacional do design gráfico?

O "World Graphics Day" volta a ser celebrado na ESAD, em Matosinhos. A edição deste ano vai contar com apresentações de 30 dos mais conceituados designers portugueses, de diferentes gerações e técnicas de trabalho

Texto de Ana R. Almeida/JPN • 27/04/2012 - 10:29

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos realiza esta sexta-feira a terceira edição do "World Graphics Day" (WGD). Este ano, o evento vai contar com a presença de 30 designers (ou estúdios de design), mais cinco do que na edição de 2011. Estes vão ser "divididos em três blocos" e o formato de apresentação é "o da pechakucha" (apresentações de 20 imagens em 20 segundos), explica José Bártolo, presidente do Conselho Científico da ESAD e comissariado do evento. 

 

O leque de convidados conta com nomes como Sérgio Alves, Inês Nepomuceno, Pedro Serapicos, João Maio Pinto, Marco Balesteros, Royal Studio, entre muitos outros. José Bártolo afirma que a escolha recaiu sob estes artistas pela sua qualidade, "independentemente das características do trabalho, geração do designer, técnicas utilizadas ou clientes com quem colaboram". Para o comissariado do WGD, "é um orgulho saber" que este é "o único evento, em Portugal, onde é possível ver reunidas três gerações de designers". 

 

José Bártolo acredita que esta pode ser, "até à data, a melhor edição do World Graphics Day", até porque "os nomes reunidos garantem a qualidade do evento". Embora se destine, particularmente, a designers e estudantes de design, o presidente confessa que, na edição de 2011, o WGD "atraiu um público alargado que saiu muito agradado do evento". 

 

José Bártolo, garante mais de três horas de "grande criatividade, diversidade e energia" e afirma que, ao celebrar, "com esta energia", o dia internacional do design gráfico, a ESAD está "a afirmar a força do design numa reacção ideológica face à crise actual".

 

O World Graphics Day realiza-se no auditório da ESAD, em Matosinhos, e tem início às 14h30. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala, pelo que José Bártolo aconselha o público a chegar com alguma antecedência. No mesmo dia, pelas 12h00, tem lugar o lançamento do n.º 2 da revista PLI Arte&Design.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Fotografia

Para marcar o início da terceira temporada da mítica série norte-americana "Twin Peaks" — que regressou ao pequeno ecrã dos Estados Unidos no dia 21 de Maio de...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...