Orienta-te Redes Sociais

Google

Google

Antero de Quental é mais um "doodle" português

A brincadeira começou ainda antes de o motor de busca Google ter sido oficialmente apresentado. Hoje, a empresa tem uma equipa de ilustradores "doodlers"

Texto de Luís Octávio Costa • 18/04/2012 - 22:26

Distribuir

Imprimir

//

A A

“A Poesia é a confissão sincera do pensamento mais íntimo de uma idade”. A frase está nas barbas de Antero de Quental, que nasceu há 170 anos, no dia 18 de Abril de 1842, e que por isso mesmo teve direito a um “doodle”.

 

Com esta ilustração, a equipa da Google dedica o dia 18 de Abril de 2012 ao escritor e poeta português que nasceu em Ponta Delgada. Antero passa a fazer parte de uma pequena lista de figuras ilustres portuguesas que já passaram pelo motor de busca mais famoso do planeta.

 

Já passaram 4981 dias desde que o Google — ainda a empresa não estava em pleno funcionamento — apresentou o seu primeiro “doodle”, assinalando uma edição do Festival Burning Man, no deserto de Neveda (a equipa Google "fechou" o site e deixou o recado “out of office”), e mesmo antes de estar online o “doodle” Google Beta (de 29 de Outubro de 1998).

 

Larry Page e Sergey Brin, fundadores da marca, já andavam a brincar com o logótipo, que nunca mais foi o mesmo. Desde então, os sete caracteres já foram transformados em mil e uma homenagens, tendo-se cruzado com a história de Portugal algumas vezes.

 

De estagiário a webmaster

No ano de 2006, por exemplo, Portugal teve direito a dois “doodles”, um dedicado ao Mundial de futebol e o outro a assinalar o Dia de Portugal. Só mais tarde é que a página de “doodles” ganharia uma equipa própria, que se dedicaria exclusivamente à decoração do logótipo.

 

Em 2007, Larry e Sergey pediram a Dennis Hwang um “doodle” comemorativo da tomada da Bastilha e rapidamente o estagiário tornou-se “chief doodler”. Actualmente Hwang é webmaster da empresa.

 

Hoje, os “doodles”, entregues a uma equipa de ilustradores abertos a sugestões, são um caso sério de sucesso e de interacção. Em 2011, por exemplo, convivemos na nossa homepage com os escritores Almeida Garrett (4 de Fevereiro) e Fernando Pessoa (13 de Junho), com a fadista Amália Rodrigues (23 de Junho) e até com a personagem infantil Vitinho (22 de Fevereiro). Entre os mais de mil “doodles” inventados pela Google, está ainda o eléctrico de Lisboa (110.º aniversário).

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

Stefan Draschan fotografa como quem caça: deambula, de câmara pronta a disparar, pelos corredores dos maiores museus de Viena, Berlim, Paris, Nápoles e Heracli...

A “maior arca fotográfica” quer...

National Geographic // É “a maior arca fotográfica do mundo” e chega pela primeira vez à Europa, mais...