Evento

Porto transforma-se na capital europeia do Design

Exposições, visitas guiadas, oficinas e a entrega dos European Design Awards de 2017. De 23 a 28 de Maio, o Porto é a capital europeia do Design

Texto de Lusa • 21/05/2017 - 10:59

Distribuir

Imprimir

//

A A

A cidade do Porto vai transformar-se, a partir desta terça-feira, dia 23, e até domingo, 28, na capital europeia do Design, acolhendo exposições, visitas guiadas, oficinas e a entrega dos European Design (ED) Awards de 2017, anunciou a autarquia. A décima edição do galardão, que distingue os melhores exemplos de design da comunicação europeus "em mais de 30 categorias a concurso", e se realiza pela primeira vez no Porto com o tema "Celebrating Creative Excellence" ("Celebrando a Excelência Criativa", em inglês), vai ser apresentada no Teatro Rivoli, no sábado, às 18H30, de acordo com comunicado da Câmara Municipal do Porto.

 

A propósito da entrega dos prémios criados em 2007 por um grupo de editores, jornalistas e académicos, a cidade acolhe três visitas guiadas, uma conferência, duas oficinas e, a partir de terça-feira, a exposição do projecto Two Pages, lançado em 2012 pelos designers Konstantinos Trichas e Dionysis Livanis.

 

A mostra vai estar no sétimo piso do parque de estacionamento do Silo Auto até domingo, com obras de designers, ilustradores e artistas que participaram nos 15 cadernos de desenho do projecto. Em exibição vão estar "abordagens diferentes" da construção de marcas, com ilustração, fotografia e design. O projecto teve o contributo de mais de 450 artistas de locais como Nova Yorque, Londres, Seul, Tóquio, Paris, Berlim, Atenas, Santiago do Chile e Porto. "Esta corrente colaborativa, aberta a novos talentos, tem por base a criação de cadernos de desenho com as mais diversas tendências no campo da comunicação visual", descrevem os organizadores da exposição, na sua página da internet.

 

O ponto alto da semana dá-se no sábado, às 18h30, altura em que o Teatro Rivoli recebe a cerimónia de entrega dos ED Awards de 2017. Antes disso, às 14h30, o mesmo local acolhe a conferência principal do certame. A partir das 23h, o último piso do Edifício dos Correios recebe uma festa e a pré-abertura da exposição "Design for Porto", que coloca em destaque a identidade gráfica da cidade, vencedora em 2015 de dois ED Awards.

 

Entretanto, na quinta-feira, entre as 12 e as 16h, Konstantinos Trichas (designer) e Dionysis Livanis (artistas plástico e designer) promovem no Silo Auto uma oficina sobre a linguagem visual e a cultura urbana do Porto, um evento de acesso gratuito que requer inscrição. Também na quinta-feira, a partir das 14h, o terceiro piso do Palácio dos Correios acolhe outra oficina, promovida pelo colectivo Post Eady, cujos membros fundadores são Joana Pestana, James Sanderson, Max Ryan e Vilja Achté.

 

Designado "A Tumblr Manifesto: The Critical Intentions of the Interface Deco", a oficina tem por objectivo "proporcionar aos participantes uma perspectiva das várias correntes do Design Gráfico enquanto disciplina". Na sexta-feira, o programa paralelo dos ED Awards prossegue com três visitas guiadas a estúdios de design sediados na Baixa do Porto e em Matosinhos, para que os participantes do festival conheçam "o ambiente criativo da cidade", refere o município.

 

"Os estúdios convidados a integrarem estes roteiros vão expor o seu trabalho, discutir os seus desafios, as suas soluções e a sua metodologia, interagindo e partilhando opiniões e experiências com os participantes", acrescenta a autarquia, referindo que cada passeio está limitado a 20 inscrições, cada uma com o custo de nove euros. A câmara acrescenta que "o festival vai oferecer condições especiais aos estudantes, que vão poder assistir a todo o programa previsto para o Teatro Rivoli (conferência e cerimónia de entrega de prémios) através de um bilhete com o "preço simbólico de cinco euros".

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que