Portugueses de ouro e prata nos Graphis Awards

autoria P3

// data 26/04/2017 - 19:54

// 5173 leituras

A Graphis é uma editora internacional de livros, baseada em Nova Iorque desde 1944, especialista em design de comunicação e, todos os anos, apresenta e promove os melhores trabalhos submetidos na área do Design Gráfico, Publicidade, Fotografia e Ilustração. Profissionais de Design de todo o mundo são convidados a participar nos concursos promovidos pela Graphis. Os autores dos trabalhos seleccionados poderão vencer as “medalhas” de ouro, prata ou platina e ver a sua obra publicada no livro anual da editora. São várias as categorias: Graphis Design Annual, Graphis Photography Annual, Graphis Annual Reports e Graphis Poster Annual entre outros prémios de mérito. A submissão de candidaturas deste ano terminou a 28 de Fevereiro e são vários os portugueses premiados. Eduardo Aires, que já recebeu os dois prémios platina, fez farte do júri internacional. O designer portuense João Machado destaca-se na categoria Poster Annual 2018, com o prémio Graphis Gold Award, pelo seu trabalho para o Ogaki Matsuri Festival, e com dois prémios Graphis Silver Award pela obra “Save the Life” e pelo projecto João Graphic Machado Logo. Ainda da lista de premiados nesta categoria consta o nome de Sérgio Alves, com o projecto desenvolvido para a Câmara do Porto, “Cultura em Expansão”, que lhe valeu também um Graphis Silver Award, e o projecto de Elias Marques e Sérgio Correia / T*I*N*A — This Is Not America, desolvido para a Escola Superior de Artes e Design, “This Is WGD '16/ World Graphics Day”, que recebeu um prémio de mérito da Graphis. Para além dos prémios na categoria Poster Annual 2018, João Machado arrecadou ainda dois Graphis Gold Awards na área dos logotipos, com os trabalhos desenvolvidos para o Palácio Nacional de Mafra e para o Museu do Douro.

 

A propósito, no dia 27 de Abril decorre, no Porto (na Faculdade de Belas Artes) e em Matosinhos (na ESAD), o European Design Awards Festival. Pela primeira vez em Portugal e sob o tema “How to Promote your Work in the Design Arena” (Como promover o teu trabalho na área do design), o evento tem como objectivo debater alguns pontos na área da ilustração, do grafismo em movimento, das aplicações para telemóveis e, claro, do Design. Exposições, conferências e visitas a estúdios dos melhores designers europeus fazem também parte da programação.

Eu acho que