Ambiente

Todos podemos construir uma horta esférica

A Growroom é uma horta que poupa espaço e pode ser construída por qualquer um

Texto de Diana Barros • 21/02/2017 - 16:55

Distribuir

Imprimir

//

A A

Não ter espaço já não é desculpa para não cultivarmos os nossos alimentos. Uma horta esférica organizada em camadas e que pode ser construída por todos parece ser uma solução.

 

A ideia nasceu no final do ano passado e é do Space10, uma plataforma apoiada pelo IKEA que promove a inovação. Rapidamente começaram a chegar pedidos de pessoas que queriam comprar a Growroom. Para a equipa criadora, fazia pouco sentido enviar os materiais necessários para a construção para o outro lado do mundo, quando o objectivo da criação é precisamente promover o cultivo e produção local. Por isso, o space10 decidiu publicar as instruções de construção da Growroom em open source.

 

As instruções podem ser encontradas na página do space10. Agora já todos podem construir a sua própria horta esférica. A licença sob a qual a Growroom está registada permite que qualquer um construa sem pedir autorização. Há apenas uma condição: creditar os criadores originais. Possibilitar que cada um construa a sua própria Growroom é uma forma de fomentar a sustentabilidade económica e ambiental.

 

A construção da estrutura através de meios próprios anula gastos com transportes e dinamiza as economias locais. A utilização desta horta esférica é especialmente vantajosa para as cidades, tendo em conta o pouco espaço que ocupa (2,80m por 2,50m, uma estrutura pequena tendo em conta a área que permite cultivar).

 

A Growroom acaba por condensar a agricultura tradicional em menos espaço. Além de reduzir a área utilizada, deixa que a luz e a água cheguem a todos os níveis da estrutura facilmente. O formato esférico e em camadas permite plantar de forma mais sustentável.

 

Mas não ficam por aqui as vantagens da Growroom. A horta vertical com um design apelativo foi construída a pensar nas cidades, contribuíndo para uma maior conexão com a natureza. Isto é especialmente relevante para os mais novos. Não é novidade que as crianças que crescem em ambientes urbanos sabem pouco acerca da origem dos alimentos. A Growroom aproxima-as do processo de cultivo e dos alimentos que consomem.

 

A horta criada pelos space10 permite consumir produtos mais frescos, saborosos e de origem conhecida. Plantar os próprios alimentos é melhor para os consumidores e para o ambiente. E a estreutura é relativamente fácil de construir. São apenas necessárias 17 folhas de contraplacado e parafusos. A parte complicada é cortar as folhas de contraplacado. É necessário recorrer a uma máquina de serragem, que permita introduzir os ficheiros digitais com as medidas de cada peça. Estes ficheiros podem ser descarregados juntamente com as instruções. Depois de a Growroom estar montada, é necessário tratar a madeira com um processo adequado para que esta esteja pronta a receber a terra.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que