Orienta-te Redes Sociais

Breaking News Nausea Bag

Tumblr

Tens uma má notícia para dar? Este "saco" pode ajudar-te

"A vida é cheia de notícias que nos pegam de surpresa." Foi a pensar nelas que Rita e Anuar criaram o "Breaking News Nausea Bag" — uma forma de dar e receber más notícias

Texto de P3 • 25/09/2015 - 13:36

Distribuir

Imprimir

//

A A

A culpa foi do “tédio pré-decolagem”. Rita Sales Luís e Anuar Morad estavam dentro de um avião quando se puseram a reparar nos sacos para vomitar dispostos em cada acento. E, quase de imediato, surgiu o clique: várias outras situações deveriam vir acompanhadas destes saquinhos, pensaram. O “Breaking News Nausea Bag” é a resposta a essa brincadeira — uma forma de ajudar as pessoas a dar e a receber más notícias.

 

A directora de arte portuguesa e o “copy writer” brasileiro perceberam que este meio “orgânico e limpo” podia ser útil a muita gente. Afinal, qual de nós nunca passou pela saia justa de ter uma novidade desagradável para contar e não saber como o fazer? E, se temos de receber uma notícia má, não é mais fácil que seja com alguma dose de humor? “A vida é cheia de notícias que nos pegam de surpresa e aí não tem muito o que fazer. É preciso respirar fundo e encarar os factos”, resumiram em conversa com o P3.

 

Pode ser uma gravidez indesejada ou uma gravidez de outro que não o companheiro, pode ser uma notificação de despedimento ou o aviso de que fotografias indesejadas foram parar à Internet — nestes saquinhos-envelope cabem, “basicamente, todas as situações que ninguém gostaria de vivenciar”.

 

A ideia dos dois criativos — que se conheceram num curso de Publicidade em Nova Iorque e trabalham juntos há cerca de um ano — é que o projecto seja aberto a todos e, por isso, sugestões via Tumblr são bem-vindas.

 

O design vai “directo ao ponto”, com uma textura semelhante aos dos saquinhos de avião e as instruções visíveis: receba o saco, leia a notícia, vomite no saco. Depois do teste inicial, com dez exemplares diferentes, a dupla — ela com 29 anos, ele com 24 — quer “expandir a brincadeira e mandar ‘bags’ para quem encomendar pelo email” (nauseabag@gmail.com). A ideia de fazer um “crowdfunding” está também em cima da mesa.

 

O “Breaking News Nausea Bag” não resolve problemas. “Mas quem sabe uma vomitadinha não ajuda a dar uma aliviada”, sorriem. É uma questão de tentar.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Movimento

Movimento cívico português quer pôr um fim à exportação de animais para fora da União Europeia. Avizinha-se uma luta longa e há barcos de papel para ajudar

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...