Coimbra

Esta casa modular vai ser uma paragem para os peregrinos

O edifício foi criado pelo ITeCons, um instituto da Universidade Coimbta, e é um imóvel completo e modular, que foi construído como se as peças fossem de lego

Texto de P3/Lusa • 05/05/2017 - 13:38

Distribuir

Imprimir

//

A A

Um protótipo de uma casa modular desenvolvido na Universidade de Coimbra deu lugar ao Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, que pretende ajudar peregrinos que por estes dias se dirigem a Fátima.

 

O Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, situado nos Campos do Bolão, em Coimbra, foi inaugurado esta quinta-feira, 4 de Maio, consistindo no "reaproveitamento de um trabalho científico" desenvolvido no ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade), disse o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a cerimónia.

 

O edifício foi criado pelo ITeCons em parceria com três empresas, sendo um imóvel completo e modular (construído como se fossem peças de lego), que poderá ter aplicação em territórios de África e da América Latina. A sua utilização, referiu o município, vai também permitir analisar os parâmetros de "durabilidade, comportamento térmico ou estanquidade".

 

O espaço conta com seis lava-pés, dois lavatórios e duas sanitas, sendo que, nos próximos dias, os peregrinos poderão receber cuidados naquele centro de apoio, como tratamento de feridas, massagens ou medição da tensão arterial, contando ainda com água e alimentos para distribuir, informou a Câmara de Coimbra.

 

Segundo Manuel Machado, o espaço vai estar aberto "24 horas" durante as "fases de maior intensidade de circulação", nomeadamente Maio, Agosto e Outubro, ficando depois aberto "de sol a sol".

 

Para além deste novo centro, Coimbra conta ainda com um ponto de apoio a peregrinos na zona da Pedrulha e um albergue em Santa Clara-a-Nova. De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, ficou também "convencionado com a Académica" que o centro de treinos deste clube, situado próximo do espaço de apoio, vai estar disponível para os peregrinos, possibilitando o uso de balneários.

 

O projecto Quickbuild baseia-se em novos métodos de construção. A casa é pré-fabricada, facilmente transportável, a preços baixos, e adaptável a qualquer situação. Trata-se de um sistema modular de tipologia T2, que pode ser finalizado no local de instalação, nomeadamente fora do país. 

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que