Ilustração

Um quartel do Porto vítima de um AsSALTO? É já no 25 de Abril

Quinta edição do projecto AsSALTO acontece no feriado do 25 de Abril, terça-feira, no Quartel de Monte Pedral, na rua de Serpa Pinto, no Porto

Texto de P3 • 18/04/2017 - 16:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

Pouco mais de dois meses depois da última edição, o site do AsSALTO tem uma nova localização e uma nova data: a 25 de Abril, terça-feira, o Quartel de Monte Pedral, na rua de Serpa Pinto, no Porto, vai abrir as portas entre as 15h e as 18h. A ideia é que qualquer pessoa interessada em conhecer o interior deste quartel desactivado participe no AsSALTO — e, se quiserem desenhar ou escrever sobre o sítio, tanto melhor. A “sintonia temática” entre localização e data escolhidas não é de somenos, mas a verdade, diz Caros Moura, da organização, é que muita gente pediu um AsSALTO ao fim-de-semana (ou feriado).

 

O Quartel de Monte Pedral, actualmente desactivado e à venda, ocupa uma área significativa no centro da cidade, entre as ruas da Constituição, de Serpa Pinto e de Egas Moniz. O Regimento de Cavalaria do Porto foi instalado no complexo — inicialmente pensado para acolher um asilo-escola — em 1912 e transferido para Braga em 1979. O espaço passou, então, a acolher o Centro de Classificação e Selecção do Porto até 2006, ano em que este se mudou para o Quartel da Serra do Pilar. O Quartel de Monte Pedral foi sendo progressivamente esvaziado e desde 2014 que espera por um novo proprietário, estando actualmente à responsabilidade da Unidade de Apoio do Comando do Pessoal.

 

Desde Novembro de 2016, o AsSALTO já ocupou um prédio rosa da rua de Sá da Bandeira, um consultório de oftalmologia de 1927 na de Miguel Bombarda, um casarão em Cedofeita e os Armazéns Cunhas.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que