Arquitectura

Ciência com 8000 anos de novo ensinada na faculdade

Os conhecimentos indianos "vastu shastra" têm mais de 8000 anos, mas vão voltar a ser ensinados numa prestigiada faculdade de arquitectura

Texto de Diana Barros • 19/04/2017 - 12:57

Distribuir

Imprimir

//

A A

Um quarto para o Inverno e outro para o Verão? Um pátio no centro da casa? São estas e outras regras da arquitectura que os alunos do IIT-Kharagpur (Instituto Indiano de Tecnologia) vão aprender no próximo do ano, conta um artigo da Quartz. Pode parecer estranho, mas são apenas algumas das recomendações de um conhecimento indiano com mais de 8000 anos – o vastu shastra – que esta prestigiada escola de engenharia promete recuperar.

 

Muitos dos antigos templos e estruturas da Índia foram construídos segundos os princípios da vastu shastra e de traços arquitectónicos que têm origem no Rigveda, uma antiga colecção de textos hindus. O objectivo do vastu shastra é harmonizar a da vida humana com o meio envolvente (semelhante ao feng shui chinês), por isso faz sentido recuperar este saber numa altura em que as preocupações com a sustentabilidade ambiental são cada vez maiores.

 

As aulas que se baseiam no vastu shastra começam em Agosto deste ano e vão ser integradas no plano de estudo dos estudantes de arquitectura do instituto. A ideia é que os novos aprendizes aprendam a desenhar edifícios fazendo o melhor uso possível da geografia envolvente – o que incluí o aproveitamento da luz do sol e calor, direcção do vento, mas também posição da lua e campos magnéticos da terra.

 

O instituto decidiu introduzir a disciplina como parte da reorientação do plano de estudos para a próxima ano lectivo. O IIT-Kharagpur vai integrar o vastu shastra em dois níveis de aprendizagem. Os conceitos básicos vão ser ensinados ao nível da licenciatura. Já nos mestrados, os alunos vão aprender semiótica e semântica do design, princípios solares e diagramas sagrados.

 

Joy Sen, director da Chitra Gupta School of Infrastructure Design and Management (Escola de Infraestructura, Desgin e Gestão de Chitra Gupta), disse à Quartz que “o advento da tecnologia, do estilo de vida saudável e dos materiais ambientalmente sustentáveis tem levado ao crescimento da preocupação com viver verde, em todo o mundo.”

 

Para Sen, “o vastu é uma ciência que usa as inter-relações entre ecologia, energia passiva e seres humanos.” Exemplifica a definição com as casas que antes tinham pátio no centro e tinham um quarto para o inverno e outro para o Verão. “Tudo seguia os princípios da natureza”, explica.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que