Nelson Garrido

App

Arquitectura no iPad, vai pelos teus dedos

A editora portuguesa SPARK Digital Media lançou "New Expression On Housing", uma aplicação para iPad que vê a Arquitectura de uma nova perspectiva

Texto de Luís Octávio Costa • 17/01/2012 - 10:22

Distribuir

Imprimir

//

A A

A primeira e única editora para "tablets" especializada em Arquitectura e Design já disponível para o iPad, a portuguesa SPARK Digital Media, lançou “New Expression”. A aplicação apresenta-se como sendo “uma investigação contínua” na área da Arquitectura.

 

“Alguns conceitos mudam a nossa perspectiva e tornam-se famosos”. Um deles, segundo o editorial do primeiro número da aplicação (“New Expression on Housing”), foi o texto e metáfora para a sociedade contemporânea “O meio é a mensagem”, que Marshal McLuhan escreveu em 1964 no famoso livro “Understanding Media”. O outro é o iPad.

 

Cem anos depois do nascimento do filósofo canadiano, surge no mercado iTunes a “arquitectura de uma forma eficiente”, “uma forma diferente de ver e de fazer as coisas”, como apresentou ao P3 Carlos Pedro Sant'Ana, ex-arquitecto e director editorial da SPARK, o grande “chapéu” do projecto. “Começámos por querer ser apenas uma revista, mas percebemos que era curto”.

 

Este novo módulo para iPad não quer mostrar o último grito na Arquitectura (“para isso há a Internet”), nem os clássicos, que “estão nos livros”. Pretende potenciar os traços da Arquitectura através de “um meio que obriga a evoluir e a pensar na melhor forma de construir uma narrativa, melhorando os ritmos de leitura e potenciando a leitura a três dimensões”, explicou Carlos Pedro Sant'Ana, há vários anos a trabalhar com o mundo editorial impresso e digital.

 

A arquitectura vertical e horizontal

New Expression on Housing” é vertical e horizontal. A “app” funde a suavidade do suporte com a profundidade dos temas abordados, acompanhados por fotografias, ilustrações e vídeos que se dissolvem num grafismo minimal — e por uma espécie de "backup" com os desenhos técnicos de cada projecto. “Das pequena ideias às grandes, dos projectos mais simples aos mais complexos”.

 

A primeira edição (em inglês) trata o tema da habitação como programa arquétipo da arquitectura, mostrando dez projectos e obras de habitação unifamiliar que procuram romper fronteiras para a construção de um novos modelos de habitar. O "leque" abre na neve com Emilio Marín ("Snow House") e fecha na montanha de Shin Ohori ("Mountain Research"), deixando espaço à reflexão de Nadir Bonaccorso ("S.E.R.") e ao projecto de Balthazar Aroso ("Casas Sustentáveis").

 

O número dois sai nos últimos dias de Janeiro, estando previstos mais edições com uma diferença de dois/três meses. A evolução da própria marca permitirá potenciar, por exemplo, as redes sociais, o registo áudio e a horizontalidade dos desenhos.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que