Orienta-te Redes Sociais

stux/Pixabay

Programa

Clima e construção sustentável é o tema do Dia Mundial da Arquitectura

Mote para as comemorações foi sugerido pela União Internacional dos Arquitectos

Texto de Lusa • 05/10/2015 - 13:02

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Ordem dos Arquitectos (OA) assinala esta segunda-feira o Dia Mundial da Arquitectura com uma programação nacional dedicada ao tema das mudanças climáticas e da construção, através de exposições, debates e conferências até ao final de Outubro.

 

Arquitectura, Construção e Clima foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitectos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações, como é o caso de Portugal, sob a égide da OA. Este tema tem como objectivo mostrar como o desenvolvimento de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano e na qualidade de vida dos habitantes.

 

Como acontece anualmente, o Dia Mundial da Arquitectura é assinalado na primeira segunda-feira do mês de Outubro, este ano calha no dia 5, data em que será realizada, em Matosinhos, a conferência de André Tavares, vencedor da 10.ª edição do Prémio Fernando Távora, e o Lançamento da 11ª edição, relativa a este ano.

 

Instituído pela Câmara Municipal de Matosinhos/Associação Casa da Arquitectura e pela Secção Regional do Norte da OA, o galardão premeia anualmente com uma bolsa um projecto de investigação no domínio da arquitectura.

 

Também está prevista uma sessão de esclarecimento, a 12 de Outubro, no Porto, sobre legislação relativa ao sector, e a entrega do Prémio Universidade de Lisboa 2015 a Nuno Teotónio Pereira, na Aula Magna da Reitoria da Universidade, em data ainda a confirmar.

 

Até 29 de Outubro

Arquitectura para uma Igreja pobre e servidora é o tema de outra das conferências do programa de celebrações, a 17 de Outubro, acompanhada por uma exposição que estará patente até ao próximo dia 23 na sede nacional da OA, em Lisboa.

 

No dia 26, serão conhecidas as obras seleccionadas pelo comissariado para a edição Habitar Portugal 12-14, numa cerimónia no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, também em Lisboa.

 

Habitar Portugal é uma iniciativa da OA que pretende divulgar uma selecção de obras construídas por arquitectos portugueses, em cada triénio, que pela sua relevância representem e possam dar a conhecer um panorama da arquitectura em Portugal nesse período. Esta edição irá reunir uma selecção de obras concluídas entre 1 de Janeiro de 2012 e 31 de Dezembro de 2014, em território nacional ou estrangeiro.

 

A cerimónia de encerramento do programa do Dia Mundial da Arquitectura 2015 decorrerá a 29 de Outubro, às 18h, na sede da OA, com a entrega de títulos de membro honorário a vários arquitectos e entidades cujo percurso, avaliado pelos seus pares, tenha prestigiado o universo da arquitectura.

 

Por seu turno, a nível internacional, a UIA – que representa 1,3 milhão de arquitectos no mundo – pretende reunir-se com organizações nacionais e internacionais do sector para destacar o papel da arquitectura, urbanismo e design na redução da emissão de gases associados ao efeito estufa.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Ilustração

Começou a desenhar aos 13 anos a ver tutoriais. Agora, com 17, Mariana Ferreira, Cherry Boniu na net, é um caso de sucesso no Tumblr, onde acumula milhares de...

A realidade nua e crua de um parto...

Fotografia // "Alerta: um parto é acontecimento bonito, mas é também turbulento e...