Orienta-te Redes Sociais

Palácio da Justiça de Lisboa Rui Gaudêncio

Arquitectura

Open House Lisboa abre portas de 30 espaços

Roteiro deste ano "propõe um novo olhar sobre Lisboa através da escolha de pontos elevados que permitem a observação da sua malha urbana", revela Trienal da Arquitectura

Texto de Lusa • 24/09/2015 - 10:17

Distribuir

Imprimir

//

A A

A iniciativa Open House Lisboa regressa no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro para abrir ao público as portas de 30 espaços da capital, anunciou a Trienal de Arquitectura de Lisboa. Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público em geral, vão estar abertos ao público durante dois dias, com visitas livres ou guiadas.

 

De acordo com a organização, até agora estão confirmados 30 espaços de Lisboa, entre eles a Casa Príncipe Real, o Centro de Comando Operacional de Lisboa, a Central de Recolha de Resíduos Urbanos Compactos da Parque Expo, o Teatro Thalia e o Atelier Pedro Pacheco.

 

O Palácio de Santos, onde está instalada a embaixada da França, a Extensão do Oceanário de Lisboa, a Garage Films, o Museu da Electricidade, o Observatório Astronómico de Lisboa, e o Palácio da Justiça de Lisboa são outros dos espaços que também já confirmaram a adesão até agora.

 

Segundo a Trienal, o roteiro deste ano "propõe um novo olhar sobre Lisboa através da escolha de pontos elevados que permitem a observação da sua malha urbana, de percursos em bairros estratégicos e visitas que desvendam as particularidades de edifícios de referência".

 

A iniciativa foi lançada em Londres, em 1992, pela arquitecta e curadora britânica Victoria Thornton para dar a conhecer espaços de valor arquitectónico e cultural de referência a um público alargado, e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga, e Buenos Aires.

 

A Trienal de Lisboa sublinha que o regresso da iniciativa visa promover a descoberta e interesse do público em geral pelo património edificado através de visitas que são comentadas por voluntários ou pelos próprios autores dos edifícios. Esta quarta edição da Open House Lisboa é realizada em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), terá como comissário Fernando Sanchez Salvador e a coordenação de Inês Marques.

Eu acho que

Pub

Ilustração P3

Prémio

Edgar Martins

Artista português desenvolveu um projecto fotográfico a partir de uma pesquisa nos arquivos do Instituto Nacional de Medicina Legal, recorrendo a materiais...

Contra a desigualdade de género,...

Ilustração // Porque actualmente, em Portugal, os homens continuam a ganhar mais 17,8%...