Orienta-te Redes Sociais

Arquitectura

Três arquitectos portugueses vão renovar praça búlgara

Localizado em Lisboa, o atelier FORA vai revitalizar a Praça Central de Plovdiv, na Bulgária, num total de 57 mil metros quadrados

Texto de Lusa • 16/09/2014 - 16:45

Distribuir

Imprimir

//

A A

Um atelier de três arquitectos portugueses vai renovar a Praça Central de Plovdiv, na Bulgária, após ter ganho um concurso com uma proposta a apresentar a 18 de Outubro, no festival One Architecture Week, na cidade búlgara.

 

Localizado em Lisboa, o atelier FORA anunciou que a vitória surgiu após um período de discussão pública acerca da revitalização de uma praça, num total de 57 mil metros quadrados, da segunda maior cidade da Bulgária, construída sobre o remanescente do antigo Fórum Romano de Philippopolis. Segundo a informação do atelier, a intervenção "expõe a intersecção de várias camadas de arquitectura e históricas, desde a Antiguidade até ao Estado socialista".

 

Em competição estiveram 125 propostas de 41 países. Os portugueses partiram de algumas questões como a reconciliação da "fantástica beleza das ruínas despidas com a necessidade de uso de espaços ao ar livre da cidade" e se a investigação arqueológica pode decorrer sob a superfície de uma cidade em funcionamento.

 

A praça da autoria dos portugueses inclui uma nova superfície de madeira flexível para proteger partes do Fórum e assinalar áreas de interesse arqueológico, revelando a "tensão entre o que está abaixo e acima do solo". O projecto contempla um novo museu arqueológico, que se prolongará pela praça por baixo da superfície de madeira, que, pela sua mobilidade, tanto pode ser chão, como um anfiteatro ou um ecrã para projeção de filmes.

 

Os arquitectos João Moura Fagulha, Raquel Maria Oliveira e João Prates Ruivo disponibilizaram um vídeo online explicativo do projeto, que pode ser visto aqui.

Eu acho que

Pub

Videoclipe.pt
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Perfil

Aos 26 anos, foi parar a uma cadeira de rodas, mas isso não a travou. Entre o desporto e a Medicina, Catarina Oliveira criou no YouTube o canal C Feliz para...

A realidade nua e crua de um parto...

Fotografia // "Alerta: um parto é acontecimento bonito, mas é também turbulento e...