Orienta-te Redes Sociais

www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr

www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr

www.understandinganimalresearch.org.uk/ Flickr

Cosméticos

UE vai proibir testes em animais a partir de Março deste ano

Vai ser proibida a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos, dos sabonetes às pastas de dentes, que tenham sido testados em animais

Texto de Liliana Pinho/JPN • 04/02/2013 - 11:52

Distribuir

Imprimir

//

A A

A luta dos activistas pelos direitos dos animais pode estar perto de uma nova vitória. Segundo Tonio Borg, Comissário Europeu da Saúde e Defesa do Consumidor, que deu a conhecer a informação, a importação e venda de cosméticos testados em animais vai mesmo ser proibida na União Europeia (UE), a partir de 11 de Março deste ano.

 

"Acredito que a proibição deverá entrar em vigor em Março de 2013, pois o Parlamento e o Conselho já decidiram", lê-se na carta que Borg endereçou aos activistas, divulgada pela Newswire.

 

O comissário acrescenta ainda que a proibição não deve ser "adiada ou revogada", já que esta decisão já vinha a ser planeada e consequentemente adiada desde 2009. Esta medida vai impedir a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos na União Europeia, dos sabonetes às pastas de dentes, que tenham sido testados em animais - seja qual for a parte do mundo em que tal tenha acontecido.

 

Contagem decrescente

A novidade está a deixar várias entidades satisfeitas, principalmente a cadeia The Body Shop e a organização Cruelty Free International que há mais de 20 anos levam a cabo uma campanha pelo fim dos testes em animais.

 

Paul McGreevy, director de valores internacionais da The Body Shop, realçou a "grande conquista" que considera como o esperado "encerramento de um capítulo", já que, afirma, "o futuro da beleza deve ser sem crueldade".

 

Michelle Thew, diretora executiva da Cruelty Free International, garante que esta decisão é só o começo e diz continuar a lutar "para garantir que o resto do mundo seguirá o mesmo caminho", disse.

 

Os defensores dos animais já estão em contagem decrescente para a data marcada e já têm algumas iniciativas comemorativas programadas. Mais mais importante ainda, esperam conseguir assim "inspirar" outros países a banir os testes em animais, como é o caso da China.

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Cidadania

Nas escolas de Pedro Aibéo, aprende-se música como uma língua materna — e procura-se uma solução para os músicos que não conseguem sobreviver desse ofício....

“Continua a valer tudo nas ofertas de...

Entrevista // Plataforma de denúncia de emprego precário e ilegal Ganhem Vergonha reuniu...