Orienta-te Redes Sociais

Yannis Behrakis/Reuters

Campanha

#torresnovaslesbos quer uma cozinha social para refugiados

A iniciativa partiu de dois jovens portugueses e faz parte de uma campanha de crowdfunding para apoio a uma cozinha social que ajuda refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia

Texto de Gonçalo Isento • 24/11/2015 - 11:54

Distribuir

Imprimir

//

A A

#TorresNovasLesbos é uma iniciativa de crowdfunding a decorrer no “PPL Causas” até ao dia 15 de Dezembro de 2015. O objectivo é angariar dinheiro para ajudar refugiados em Lesbos, na Grécia.

 

A ilha de Lesbos na Grécia é há muito tempo um dos principais focos de destino dos refugiados da crise que o mundo atravessa. Lesbos recebe desde 2008 refugiados que fogem da instabilidade dos seus países, chegando a registar mais de cinco mil entradas de refugiados por dia.

 

Em 2015, Jorge Simões, estudante de Geografia na universidade de Coimbra, e Margarida Trindade, estudante de Política Cultural Autárquica, estiveram em Lesbos no âmbito de um projecto europeu, onde estabeleceram contacto com a realidade da ilha.

 

Quando a visitaram tiveram conhecimento de um movimento de cozinha social chamado “The Other Human” que se destina ao apoio e confecção diária de alimentos destinados a todos aqueles que tenham carências alimentares, uma forma que a organização encontrou para apoiar os mais carenciados, equilibrando assim a falta de apoio insttucional que deveria ser prestado áqueles que realmente necessitam. 

 

Este “movimento” nasceu por Kostas Polychronopoulos e é um movimento em que os voluntários cozinham na rua para ajudar aqueles que mais precisam. O movimento “The Other Human” surgiu em 2009 numa altura de crise, em que Kostas Polychronopoulos, o mentor da organização ficou sem trabalho, tendo sido obrigado a vender todos os seus bens para conseguir sobreviver, acabando por ficar sem nada. Com o choque da dura realidade que a crise impôs no país, Kosta Polychronopoulos decidiu ajudar pessoas que estão na mesma situação que a sua.

 

O objectivo da campanha de crowdfunding #TorresNovasLesbos é ajudar a angariai mil euros até ao dia 15 de Dezembro deste ano, valor que será utilizado para ajudar o movimento “The Other Human” em Lesbos, a fim de ajudar a combater um problema mundial: a fome e a crise que muitos atravessam.

Eu acho que
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

É impossível dissociar, em Portugal, o termo modernismo de nomes como o de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso ou...

O que une e separa todos os irmãos do...

Fotografia // Quando falamos de irmãos, a palavra partilhar torna-se praticamente obrigatória...