Orienta-te Redes Sociais

Yannis Behrakis/Reuters

Campanha

#torresnovaslesbos quer uma cozinha social para refugiados

A iniciativa partiu de dois jovens portugueses e faz parte de uma campanha de crowdfunding para apoio a uma cozinha social que ajuda refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia

Texto de Gonçalo Isento • 24/11/2015 - 11:54

Distribuir

Imprimir

//

A A

#TorresNovasLesbos é uma iniciativa de crowdfunding a decorrer no “PPL Causas” até ao dia 15 de Dezembro de 2015. O objectivo é angariar dinheiro para ajudar refugiados em Lesbos, na Grécia.

 

A ilha de Lesbos na Grécia é há muito tempo um dos principais focos de destino dos refugiados da crise que o mundo atravessa. Lesbos recebe desde 2008 refugiados que fogem da instabilidade dos seus países, chegando a registar mais de cinco mil entradas de refugiados por dia.

 

Em 2015, Jorge Simões, estudante de Geografia na universidade de Coimbra, e Margarida Trindade, estudante de Política Cultural Autárquica, estiveram em Lesbos no âmbito de um projecto europeu, onde estabeleceram contacto com a realidade da ilha.

 

Quando a visitaram tiveram conhecimento de um movimento de cozinha social chamado “The Other Human” que se destina ao apoio e confecção diária de alimentos destinados a todos aqueles que tenham carências alimentares, uma forma que a organização encontrou para apoiar os mais carenciados, equilibrando assim a falta de apoio insttucional que deveria ser prestado áqueles que realmente necessitam. 

 

Este “movimento” nasceu por Kostas Polychronopoulos e é um movimento em que os voluntários cozinham na rua para ajudar aqueles que mais precisam. O movimento “The Other Human” surgiu em 2009 numa altura de crise, em que Kostas Polychronopoulos, o mentor da organização ficou sem trabalho, tendo sido obrigado a vender todos os seus bens para conseguir sobreviver, acabando por ficar sem nada. Com o choque da dura realidade que a crise impôs no país, Kosta Polychronopoulos decidiu ajudar pessoas que estão na mesma situação que a sua.

 

O objectivo da campanha de crowdfunding #TorresNovasLesbos é ajudar a angariai mil euros até ao dia 15 de Dezembro deste ano, valor que será utilizado para ajudar o movimento “The Other Human” em Lesbos, a fim de ajudar a combater um problema mundial: a fome e a crise que muitos atravessam.

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Tecnologia

Até ao fim de Outubro, os utilizadores da aplicação Juntar a Junta podem submeter sugestões para a melhoria das suas freguesias. Em Novembro, as ideias vão ser...

Um designer a jogar às escondidas com...

Vídeo // Fugir para não ser encontrado e para não deixar a cidade "matar a criança que...