Orienta-te Redes Sociais

Protesto

Editor de guia turístico puxou a orelha (esquerda) a Rui Rio

Empresário e editor do guia de restauração "Porto Menu" quis chamar a atenção para "o estado degradante em que se encontra o Mercado do Bolhão"

Texto de Margarida Gomes • 06/07/2012 - 22:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

A inauguração da nova Praça das Cardosas, na Baixa do Porto, terminou com um incidente entre o presidente da câmara, Rui Rio, e Manuel Leitão, empresário e editor do guia de restauração "Porto Menu", que tem na capa uma imagem de uma fachada do Mercado do Bolhão onde se lê a frase "Rio és um FDP".

 

Ao abandonar ontem, ao fim da tarde, a nova praça, Rio foi inesperadamente abordado pelo empresário, que se abeirou dele e lhe perguntou: "Sabe quem eu sou?" Ao mesmo tempo, Manuel Leitão agarrou e torceu a orelha esquerda do presidente da câmara.

 

Rio ficou embaraçado, sem saber o que fazer. As pessoas que acompanhavam o presidente da câmara, designadamente Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e da Porto Vivo, afastaram o empresário, que na mão trazia uma camisola em tons de azul-escuro onde se lia: "Quem vem e atravessa. Rui és um FDP. Fora Do Porto."

 

Um pouco antes, Manuel Leitão convidara o vereador Gonçalo Gonçalves, que esteve na cerimónia, a tirar consigo uma fotografia na qual ostentou a mesma camisola. O vereador do Urbanismo anuiu, aparentemente sem ver a mensagem na camisola. 

 

Ao PÚBLICO, o empresário disse que decidiu confrontar o presidente da câmara para chamar a atenção dele para "o estado degradante em que se encontra o Mercado do Bolhão". "Fiquei aqui à espera dele, porque não tinha convite para ir à cerimónia de inauguração da nova praça. Foi a única forma que encontrei para que o meu protesto fosse público", disse ainda. 

 

O "Porto Menu" é um guia de restaurantes, cafés e bares que existe desde 2004 e tem uma tiragem de 60 mil exemplares. A Câmara do Porto decidiu processar a publicação, escrever aos anunciantes e retirar de todos os espaços municipais a última edição do guia, em cuja capa surge uma fotografia, ao que tudo indica alterada digitalmente, na qual se vê o Mercado do Bolhão com o tal graffito: "Rio és um FDP."

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Fotografia

Disciplina. Atenção. Aperfeiçoamento. Amor. Expressão. Até tocar nas estrelas. São todas estas "aspirações humanas" que o australiano Niv Novak encontra no...

Maria vive para os Animais de Rua

Perfil // Advogada, activista e presidente de uma associação de protecção de animais,...