Orienta-te Redes Sociais

Protesto

Editor de guia turístico puxou a orelha (esquerda) a Rui Rio

Empresário e editor do guia de restauração "Porto Menu" quis chamar a atenção para "o estado degradante em que se encontra o Mercado do Bolhão"

Texto de Margarida Gomes • 06/07/2012 - 23:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

A inauguração da nova Praça das Cardosas, na Baixa do Porto, terminou com um incidente entre o presidente da câmara, Rui Rio, e Manuel Leitão, empresário e editor do guia de restauração "Porto Menu", que tem na capa uma imagem de uma fachada do Mercado do Bolhão onde se lê a frase "Rio és um FDP".

 

Ao abandonar ontem, ao fim da tarde, a nova praça, Rio foi inesperadamente abordado pelo empresário, que se abeirou dele e lhe perguntou: "Sabe quem eu sou?" Ao mesmo tempo, Manuel Leitão agarrou e torceu a orelha esquerda do presidente da câmara.

 

Rio ficou embaraçado, sem saber o que fazer. As pessoas que acompanhavam o presidente da câmara, designadamente Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e da Porto Vivo, afastaram o empresário, que na mão trazia uma camisola em tons de azul-escuro onde se lia: "Quem vem e atravessa. Rui és um FDP. Fora Do Porto."

 

Um pouco antes, Manuel Leitão convidara o vereador Gonçalo Gonçalves, que esteve na cerimónia, a tirar consigo uma fotografia na qual ostentou a mesma camisola. O vereador do Urbanismo anuiu, aparentemente sem ver a mensagem na camisola. 

 

Ao PÚBLICO, o empresário disse que decidiu confrontar o presidente da câmara para chamar a atenção dele para "o estado degradante em que se encontra o Mercado do Bolhão". "Fiquei aqui à espera dele, porque não tinha convite para ir à cerimónia de inauguração da nova praça. Foi a única forma que encontrei para que o meu protesto fosse público", disse ainda. 

 

O "Porto Menu" é um guia de restaurantes, cafés e bares que existe desde 2004 e tem uma tiragem de 60 mil exemplares. A Câmara do Porto decidiu processar a publicação, escrever aos anunciantes e retirar de todos os espaços municipais a última edição do guia, em cuja capa surge uma fotografia, ao que tudo indica alterada digitalmente, na qual se vê o Mercado do Bolhão com o tal graffito: "Rio és um FDP."

Eu acho que
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Campanha

Em Leiria nasce uma campanha com o objectivo de calçar os pés frios daqueles que ainda esperam em Calais. A ideia é de três jovens, que tentam recolher 1200...

Salvador, o vencedor do Festival da...

Ilustração // A euforia começou por ser portuguesa: Salvador Sobral interpretou a canção que...