Orienta-te Redes Sociais

DR

Eleições

Queres fazer o teu próprio cartaz político? Agora já podes

Site permite montar “outdoor” digital como paródia dos tradicionais cartazes de campanha usados pelos partidos antes de actos eleitorais. “Portugal à frente do Burkina Faso”, lê-se no rodapé, subvertendo o lema da coligação “Portugal à frente”

Texto de Miguel de Azevedo Carvalho • 14/08/2015 - 17:13

Distribuir

Imprimir

//

A A

A propaganda partidária, o cartaz em particular, entrou definitivamente para a agenda política nacional com os recentes casos envolvendo os dois maiores partidos portugueses. Primeiro foram os cartazes do PS que mostravam cidadãos desempregados que não deram autorização para que o seu rosto fosse impresso em grande formato, enquanto que outros nem desempregados seriam; depois foram os “outdoors” da coligação, que recorreu a bancos de imagens pagas para compor os cartazes, que terão sido lançados antes de PSD e PP receberem a licença respectiva da empresa a quem adquiriram as fotografias dos figurantes estrangeiros.

 

Agora, se depender deste site, poderão ser muitos mais os cartazes da polémica — no Twitter há quem lhe chame #cartazgate. As hipóteses são imensas e, além dos desempregados e figurantes anónimos da vida real, os maiores protagonistas estão todos lá. António Costa, José Sócrates, Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Rui Tavares ou Marinho e Pinto são todos “templates” sobre os quais é possível construir um cartaz político. Mas depois há ainda vários políticos com cargos menores e até algumas surpresas extra-políticas. Como, por exemplo, Amália Rodrigues, Che Guevara e actriz de filmes adultos Erica Fontes.

 

No Twitter, uma das propostas mais violentas, partilhada com a hashtag #geradorcartazes (ver widget à esquerda), mostra um “outdoor” fictício com Camões em que se lê “dei o olho pela pátria, vocês deram os três”. Num segundo, com outra figura maior da literatura portuguesa, Fernando Pessoa faz-se acompanhar do desabafo “eu nunca guardei rebanhos, mas vai ter que ser porque estou desempregado”.

 

A brincadeira foi lançada pelo Facebook do site de humor e variedades Estapafúrdio na quinta-feira, dia 13.

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Prémio

Edgar Martins

Artista português desenvolveu um projecto fotográfico a partir de uma pesquisa nos arquivos do Instituto Nacional de Medicina Legal, recorrendo a materiais...

Estes gémeos são iguais, mas...

Fotografia // Hermon e Heroda são gémeas idênticas e, inexplicavelmente, perderam a audição...