Orienta-te Redes Sociais

DR

Eleições

Queres fazer o teu próprio cartaz político? Agora já podes

Site permite montar “outdoor” digital como paródia dos tradicionais cartazes de campanha usados pelos partidos antes de actos eleitorais. “Portugal à frente do Burkina Faso”, lê-se no rodapé, subvertendo o lema da coligação “Portugal à frente”

Texto de Miguel de Azevedo Carvalho • 14/08/2015 - 17:13

Distribuir

Imprimir

//

A A

A propaganda partidária, o cartaz em particular, entrou definitivamente para a agenda política nacional com os recentes casos envolvendo os dois maiores partidos portugueses. Primeiro foram os cartazes do PS que mostravam cidadãos desempregados que não deram autorização para que o seu rosto fosse impresso em grande formato, enquanto que outros nem desempregados seriam; depois foram os “outdoors” da coligação, que recorreu a bancos de imagens pagas para compor os cartazes, que terão sido lançados antes de PSD e PP receberem a licença respectiva da empresa a quem adquiriram as fotografias dos figurantes estrangeiros.

 

Agora, se depender deste site, poderão ser muitos mais os cartazes da polémica — no Twitter há quem lhe chame #cartazgate. As hipóteses são imensas e, além dos desempregados e figurantes anónimos da vida real, os maiores protagonistas estão todos lá. António Costa, José Sócrates, Pedro Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Rui Tavares ou Marinho e Pinto são todos “templates” sobre os quais é possível construir um cartaz político. Mas depois há ainda vários políticos com cargos menores e até algumas surpresas extra-políticas. Como, por exemplo, Amália Rodrigues, Che Guevara e actriz de filmes adultos Erica Fontes.

 

No Twitter, uma das propostas mais violentas, partilhada com a hashtag #geradorcartazes (ver widget à esquerda), mostra um “outdoor” fictício com Camões em que se lê “dei o olho pela pátria, vocês deram os três”. Num segundo, com outra figura maior da literatura portuguesa, Fernando Pessoa faz-se acompanhar do desabafo “eu nunca guardei rebanhos, mas vai ter que ser porque estou desempregado”.

 

A brincadeira foi lançada pelo Facebook do site de humor e variedades Estapafúrdio na quinta-feira, dia 13.

Eu acho que
Videoclipe.pt

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Livro

"The Archisutra", do arquitecto Miguel Bolivar, mete a arquitectura e o design no "Kamasutra" — e com esquemas bem detalhados. Da posição "Get An Eiffel" à "...

Rui Mendes, um fotógrafo de rua

Fotografia // Quando Rui Mendes emigrou para Paris, em 1971, a fotografia ainda não fazia...