Orienta-te Redes Sociais

Leonel David Mendes

Marina Koleva, da Bulgária, foi a vencedora na categoria vídeo

Leonel David Mendes

Prémio

"Visão" de ilustrador português vence concurso mundial da BBC

Leonel David Mendes foi um dos vencedores do concurso mundial “What if...”, lançado pela cadeia de informação britânica

Texto de Ana Chaves • 26/03/2013 - 17:22

Distribuir

Imprimir

//

A A

No passado mês de Janeiro, a BBC World lançou o concurso "What if..." no qual desafiava os internautas a enviarem imagens ou vídeos que traduzissem a sua visão do futuro. Leonel David Mendes, um jovem português de 25 anos, foi o vencedor da zona europeia com uma ilustração a preto e branco intitulada "Richard Dawkins was here".

 

Escolhido entre mais de 800 trabalhos, o jovem natural do Porto decidiu participar após ter visto o desafio no site Reddit. “As ‘guidelines’ eram muito dentro do meu estilo e eu já tinha aquela ilustração que se enquadrava perfeitamente no conceito que eles pediam”, conta ao P3 numa entrevista telefónica.

 

Submeteu a candidatura em Fevereiro, mas confessa ter ficado incrédulo quando soube que foi um dos vencedores: “Recebi a notícia por email. Nem queria acreditar!”, recorda entusiasmado.

 

"Uma visão sombria do futuro"

Para Steve Harding-Hill, um dos cinco jurados, a obra "Richard Dawkins was here" representa “uma visão muito sombria do futuro, na qual as crianças são levadas e cegadas pela tecnologia”. E Leonel partilha a mesma opinão considerando o desenho "muito simples" e "forte".

 

Quando lhe perguntámos se já venceu outros prémios, o artista pára alguns segundos para pensar. “Não, acho que não. Mas por acaso já participei num concurso do Ciência 2.0 com esta ilustração… e não cheguei aos finalistas”.

 

Como prémio, Leonel David Mendes, licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), teve direito a escolher um computador portátil até 2900 euros.

 

Actualmente a ilustrar um livro infantil interactivo na incubadora B! Interactive da UPTEC, revela-se confiante em relação ao futuro e diz não querer dedicar-se exclusivamente à ilustração. “Não quero viver só dos desenhos. Quero ser autor e escrever também as histórias”.

Eu acho que

Como tornar a cozinha mais Nham Nham!

Casa // Existe uma nova marca de artigos para a tua cozinha. Chama-se Nham Nham! e tem...