Orienta-te Redes Sociais

Cidade

Um jornal para quem tem Pedal

A publicação (mensal e gratuita) mostra que é possível andar de bicicleta nas cidades portuguesas. E que é possível fazê-lo com estilo

Texto de Luís Octávio Costa • 18/01/2012 - 16:01

Distribuir

Imprimir

//

A A

No jornal Pedal descobrimos que já há uma Cyclepedia para o iPad, que existe uma Rádio Tijolo de Prata e que o vocalista dos Linda Martini às vezes vai para o trabalho por um caminho mais longo só porque não lhe está a apetecer parar. E descobrimos que Portugal tem uma atitude nova. Chama-se pedalar.

 

Dois designers, um jornalista e um estudante. Todos com interesse nas artes gráficas e todos interessados em “amplificar o crescente movimento de bicicletas nas cidades portuguesas” e em “fazer parte”, comentou ao P3 João Pinheiro, editor do Pedal e um dos quatro fundadores do jornal (juntamente com Bráulio Amado, Filipe Gil e Luís Gregório).

 

Há dois anos que João acarinha a sua bicicleta (com um travão e nada de mudanças). “Sou estafeta da Camisola Amarela e não tenho carro próprio. Deixei de comprar o passe", lembra João, que adquiriu conhecimentos da parte mecânica numa loja de bicicletas.

 

Agora acumula funções editoriais de um projecto que se apresenta como “mais do que um jornal”. É “um manifesto, um diálogo de ideias” e a “tentativa de trazer para Portugal uma atitude que é banal noutras metrópoles europeias: o uso da bicicleta como meio de transporte”, escreve Bráulio Amado no primeiro editorial.

 

O jornal Pedal — publicação mensal e gratuita — tem espaço para reportagem (sim, bike polo existe), pequenas notícias, entrevistas (o ciclista do mês é André Henriques, vocalista dos Linda Martini), ilustração (de Pedro Lourenço) e produção fotográfica (“Four Minute Mile”, de Sara Gomes).

 

“Falamos de urbanismo, mostramos que é possível andar de bicicleta nas cidades portuguesas e deixamos falar quem tem algo a dizer”, sublinha João Pinheiro, habituado a sprintar em Lisboa, onde os maiores obstáculos são “as colinas” e os “automobilistas pouco habituados” às bicicletas.

 

Com edição online e impressa (inicialmente de cinco mil exemplares), o jornal será distribuído em quatro cidades — Lisboa, Porto, Aveiro e Faro. Na capital, a distribuição é feita de bicicleta. É uma questão de atitude.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Contracepção

Do ponto de vista médico, as pílulas de nova geração são mesmo aconselhadas no “tratamento adjuvante” da acne. “É uma enorme vantagem intervir ao nível...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...