Orienta-te Redes Sociais
Os portugueses têm vindo a aumentar a sua contribuição

Os portugueses têm vindo a aumentar a sua contribuição à Wikipédia quatermane/Flickr

Cartaz da campanha da Wikipédia quatermane/Flickr

Internet

Já contribuímos com mais de 83 mil dólares para a Wikipédia

Wikipédia lança campanha para angariar 28 milhões de dólares e assim financiar a maior enciclopédia gratuita do mundo

Texto de LUSA • 15/12/2011 - 17:18

Distribuir

Imprimir

//

A A

Os portugueses já contribuíram com mais de 83 mil dólares para a manutenção da Wikipédia, que lançou agora uma nova campanha para angariar 28 milhões de dólares para suportar os custos da maior enciclopédia gratuita do mundo.

 

Sem publicidade, a mais famosa enciclopédia online sobrevive apenas de donativos. No ano passado, a Wikimedia Foundation, entidade que gere o "site", recolheu em todo o mundo 14 584 517 dólares. Este ano espera conseguir atingir os 28 milhões.

 

“A participação de Portugal nos fundos recolhidos no ano passado foi de aproximadamente 50 mil dólares, o que coloca o país na 30ª posição a nível mundial. Os cinco primeiros são: Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha e Reino Unido”, disse à Lusa Waldir Pimenta, presidente da Wikipedia Portugal.

 

Portugueses mostram-se generosos

Os portugueses têm vindo a aumentar a sua contribuição: “Em 2008 foram arrecadados 13 978 dólares. Em 2009 foram 18,580 e em 2010 tivemos 2387 doações vindas de Portugal, que juntas tinham o valor de 51 074,14 dólares”, resumiu Béria Lima, do Conselho Fiscal da Wikimedia Portugal.

 

De acordo com estimativas da responsável portuguesa, a ajuda dos portugueses deverá aumentar ainda mais este ano, podendo mesmo ultrapassar os 76 mil dólares. A maioria do dinheiro serve para pagar a pesada estrutura tecnológica (servidores e largura de banda), já que os mais de 16 milhões de artigos disponibilizados gratuitamente na internet foram escritos por voluntários.

 

O quinto "site" mais visitado do mundo conta apenas com uma pequena equipa de 97 funcionários. E é para pagar estes custos que a Wikimedia Foundation lançou a 16 de Novembro esta nova campanha internacional, lembrou Waldir Pimenta. A Wikipedia é visitada mensalmente por mais de 477 milhões de pessoas, sendo que qualquer um pode editá-la.

 

Béria Lima lembra que o dinheiro agora recolhido será também canalizado para melhorar o sistema informático de forma a tornar mais simples a edição de conteúdos. “Em 2007 a Wikimedia lançou uma primeira campanha, que conseguiu arrecadar 1 572 940 dólares. Em 2008 foram 4 711 041 dólares e em 2009 passou os oito milhões (8 592 136).

 

No ano passado, a campanha angariou 14 584 517 dólares”, disse à Lusa Béria Lima. Lembrando que o plano anual de 2011-2012 da Wikimedia Foundation foi orçamentado em 28,3 milhões, Waldir Pimenta sublinha que “essa é a meta que se tentará atingir na campanha”. Os responsáveis acreditam que em Janeiro a campanha deverá terminar, com todo o valor angariado.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Redes sociais

Mário Tarouca

Sem Facebook, sem Instagram, sem Linkedin. “Adiós! See yaaa! Adeus!”: Mário Tarouca despediu-se dos “amigos” das redes sociais para viver um mês sem a pressão...

Bernardo disfarçou-se de turista e...

Livro // Quis olhar para o sector do turismo em Portugal como estrangeiro e, para isso,...