Orienta-te Redes Sociais
Mais um cartaz da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Mais um cartaz da Liga Portuguesa Contra o Cancro DR

Na Festa das Latas foi posto em prática o "Projecto des.LIGA"

Na Festa das Latas foi posto em prática o "Projecto des.LIGA" Paulo Pimenta

Linha Cancro

telefone
808 255 255

mail
linhacancro@ligacontracancro.pt

atendimento
de segunda a sexta (das 09h00 às 18h00)

Prevenção

AAC lança projecto pioneiro na luta contra o cancro

Na Festa das Latas já foi posto em execução o “Projecto des.LIGA”

Texto de Lusa • 01/11/2011 - 16:19

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai dispor de um Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro, um projecto pioneiro que futuramente poderá ser alargado a outras instituições do ensino superior do país.

 

A iniciativa partiu do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e envolverá os estudantes universitários em acções de prevenção primária junto dos seus colegas.

 

Tiago Paredes, responsável pelo núcleo de formação da Liga na Região Centro, revelou à Lusa que, após avaliação do seu funcionamento, este projecto piloto poderá ser alargado às academias das universidades de Aveiro e da Beira Interior, e posteriormente a outras zonas do país.

 

Em Coimbra o departamento ficará integrado no Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente da Direcção Geral da AAC e tem também como parceiro o Instituto Universitário Justiça e Paz.

 

Tiago Paredes referiu que com este departamento se concretiza uma intervenção precoce e educação e sensibilização para o cancro junto dos estudantes universitários, uma comunidade onde riscos específicos se podem encontrar no tabagismo, alcoolismo e nas relações sexuais com múltiplos parceiros. “O objetivo é incidir nesta população algo esquecida”, salientou, frisando que os estudantes universitários “estão realmente muito expostos” para os riscos de cancro.

 

Sob a coordenação do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro ao longo do ano serão realizadas acções de sensibilização, e algumas delas poderão aproveitar grandes eventos académicos, como acontece desde a Festa das Latas.

 

Na Festa das Latas, dedicada aos novos inscritos na universidade, foi posto em execução o “Projecto des.LIGA”, que tem uma das intervenções mais visíveis na passagem de mensagens nos intervalos dos concertos musiciais.

 

É no âmbito deste “Projecto des.LIGA” que se insere a criação do Departamento de Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro no Ensino Superior, que Tiago Parede espera assumir um maior impacto por envolver “os pares”, os estudantes a sensibilizar os colegas para os riscos das doenças oncológicas.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Fotografia

Antropólogo apaixonado por fotografia tem milhares de imagens de lugares abandonados, entre Portugal e outros países. Agora, o seu "Proj3ct Urbex" está num...

A “maior arca fotográfica” quer...

National Geographic // É “a maior arca fotográfica do mundo” e chega pela primeira vez à Europa, mais...