Orienta-te Redes Sociais
Salários variam conforme a posição ocupada

No Reino Unido os salários começam nas 21 libras/ano para enfermeiros e 36 mil/ano para médicos Virgilio Rodrigues

No Reino Unido é exigido um nível mínimo de inglês B2

No Reino Unido é exigido um nível mínimo de inglês B2 Nelson Garrido

Best Personnel

Emprego

Reino Unido e Alemanha estão à procura de médicos e enfermeiros portugueses

Empresa de recrutamento Best Personnel vai estar no Porto e em Lisboa a fazer entrevistas. Alemanha recebe enfermeiros, Reino Unido enfermeiros e médicos

Texto de Mariana Correia Pinto • 23/05/2012 - 09:19

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Best Personnel, empresa de recrutamento na área da saúde, vai estar em Portugal a recrutar enfermeiros para trabalhar na Alemanha e no Reino Unido e médicos para trabalhar no Reino Unido.

 

Em cooperação com a Xenon, uma agência alemã de recrutamento, a Best Personnel está à procura de “enfermeiros portugueses interessados em desenvolver a sua carreira na Alemanha”.

 

Esta é a primeira vez que a empresa recruta para este destino, cujos hospitais e clínicas são cada vez mais especializados e procurados não só por cidadãos residentes mas também por estrangeiros. Com a guerra do Iraque e as costas voltadas para os Estados Unidos e o Reino Unido, os árabes procuram cada vez mais a Alemanha para cuidados de saúde. 

 

Por Portugal, a Ordem dos Enfermeiros estimava, em Fevereiro deste ano, que cerca de dez profissionais do sector estavam a sair do país por dia, depois de, em 2011, terem emigrado cerca de 1700 (uma média de cinco por dia).

 

Para se candidatarem a uma vaga na Alemanha, experiência profissional e conhecimento prévios da língua não são requisitos obrigatórios, apesar de serem valorizados. O que é obrigatório, além da licenciatura, é ter “vontade de aprender a língua”, explicou ao P3 Sylwia Markiewicz, da Best Personnel.

 

Vagas em várias cidades alemãs

Para já, a empresa não sabe para que locais específicos serão enviados os enfermeiros: há vagas em “hospitais, clínicas e centros de cuidados continuados” em várias cidades alemãs (Munique, Berlim, Frankfurt, Colónia e Hamburgo). Também por isso, “os salários ainda não são conhecidos”.

 

As entrevistas decorrem nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, no escritório da empresa no Porto, e os interessados devem enviar previamente o currículo (em inglês ou alemão) com o título “Alemanha” para anateresa@best.personnel.ie.

 

Também o Reino Unido está de portas abertas para receber enfermeiros portugueses. A empresa de recrutamento, que está em Portugal desde 2008, vai fazer entrevistas presenciais no Porto (11 a 13 de Junho e 25 e 26 de Junho) para pessoas interessadas em trabalhar em “centros de cuidados continuados e paliativos”.

 

Além da licenciatura, é exigido um “nível mínimo de inglês B2”. Os salários variam “entre as 21 e as 28 mil libras por ano” [cerca de 26 a 34,7 mil euros].

 

Médicos estão a emigrar mais

Em Dezembro de 2011, em entrevista ao P3, o bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva falava do número crescente de profissionais do sector a emigrarem “depois de terem terminado a especialidade”, uma vez que “a contratação de médicos em Portugal está suspensa”.

 

Também a pensar nesta realidade, a Best Personnel vai estar em Lisboa a recrutar médicos para os hospitais NHS, no Reino Unido. As vagas são apenas “para quem já completou a especialidade” e tem “pelo menos um ano de experiência”, explica Sylwia Markiewicz. Tal como para as vagas de enfermagem, é exigido um “nível mínimo de inglês B2”.

 

Os salários variam entre as 36 e as 100 mil libras por ano (cerca de 44,7 a 124 mil euros por ano), conforme a especialidade e posto ocupado. As entrevistas decorrem na sede da empresa de recrutamento em Lisboa de 29 de Maio a 3 de Junho e os interessados devem enviar email com currículo para medical@bestpersonnel.ie.

Eu acho que

Pub

Prémio Estágios

Na estante de Jorge Santos há uma prateleira unicamente dedicada aos seus cadernos. Não importa se são azuis, vermelhos, com argolas ou agrafos,...

Os burros do João são a vida dele

Perfil // Aos 32 anos, este médico veterinário de Paredes de Coura já viajou por todo o...