Orienta-te Redes Sociais
Salários variam conforme a posição ocupada

No Reino Unido os salários começam nas 21 libras/ano para enfermeiros e 36 mil/ano para médicos Virgilio Rodrigues

No Reino Unido é exigido um nível mínimo de inglês B2

No Reino Unido é exigido um nível mínimo de inglês B2 Nelson Garrido

Best Personnel

Emprego

Reino Unido e Alemanha estão à procura de médicos e enfermeiros portugueses

Empresa de recrutamento Best Personnel vai estar no Porto e em Lisboa a fazer entrevistas. Alemanha recebe enfermeiros, Reino Unido enfermeiros e médicos

Texto de Mariana Correia Pinto • 23/05/2012 - 10:19

Distribuir

Imprimir

//

A A

A Best Personnel, empresa de recrutamento na área da saúde, vai estar em Portugal a recrutar enfermeiros para trabalhar na Alemanha e no Reino Unido e médicos para trabalhar no Reino Unido.

 

Em cooperação com a Xenon, uma agência alemã de recrutamento, a Best Personnel está à procura de “enfermeiros portugueses interessados em desenvolver a sua carreira na Alemanha”.

 

Esta é a primeira vez que a empresa recruta para este destino, cujos hospitais e clínicas são cada vez mais especializados e procurados não só por cidadãos residentes mas também por estrangeiros. Com a guerra do Iraque e as costas voltadas para os Estados Unidos e o Reino Unido, os árabes procuram cada vez mais a Alemanha para cuidados de saúde. 

 

Por Portugal, a Ordem dos Enfermeiros estimava, em Fevereiro deste ano, que cerca de dez profissionais do sector estavam a sair do país por dia, depois de, em 2011, terem emigrado cerca de 1700 (uma média de cinco por dia).

 

Para se candidatarem a uma vaga na Alemanha, experiência profissional e conhecimento prévios da língua não são requisitos obrigatórios, apesar de serem valorizados. O que é obrigatório, além da licenciatura, é ter “vontade de aprender a língua”, explicou ao P3 Sylwia Markiewicz, da Best Personnel.

 

Vagas em várias cidades alemãs

Para já, a empresa não sabe para que locais específicos serão enviados os enfermeiros: há vagas em “hospitais, clínicas e centros de cuidados continuados” em várias cidades alemãs (Munique, Berlim, Frankfurt, Colónia e Hamburgo). Também por isso, “os salários ainda não são conhecidos”.

 

As entrevistas decorrem nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, no escritório da empresa no Porto, e os interessados devem enviar previamente o currículo (em inglês ou alemão) com o título “Alemanha” para anateresa@best.personnel.ie.

 

Também o Reino Unido está de portas abertas para receber enfermeiros portugueses. A empresa de recrutamento, que está em Portugal desde 2008, vai fazer entrevistas presenciais no Porto (11 a 13 de Junho e 25 e 26 de Junho) para pessoas interessadas em trabalhar em “centros de cuidados continuados e paliativos”.

 

Além da licenciatura, é exigido um “nível mínimo de inglês B2”. Os salários variam “entre as 21 e as 28 mil libras por ano” [cerca de 26 a 34,7 mil euros].

 

Médicos estão a emigrar mais

Em Dezembro de 2011, em entrevista ao P3, o bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva falava do número crescente de profissionais do sector a emigrarem “depois de terem terminado a especialidade”, uma vez que “a contratação de médicos em Portugal está suspensa”.

 

Também a pensar nesta realidade, a Best Personnel vai estar em Lisboa a recrutar médicos para os hospitais NHS, no Reino Unido. As vagas são apenas “para quem já completou a especialidade” e tem “pelo menos um ano de experiência”, explica Sylwia Markiewicz. Tal como para as vagas de enfermagem, é exigido um “nível mínimo de inglês B2”.

 

Os salários variam entre as 36 e as 100 mil libras por ano (cerca de 44,7 a 124 mil euros por ano), conforme a especialidade e posto ocupado. As entrevistas decorrem na sede da empresa de recrutamento em Lisboa de 29 de Maio a 3 de Junho e os interessados devem enviar email com currículo para medical@bestpersonnel.ie.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Fotografia

O protagonista chama-se José Francisco Coelho, que nasceu em 1910 — e morreu quando o bisneto, Ramiro Mendes tinha apenas três anos. "Mesmo não tendo...

The Identity Project

Fotografia // Nos últimos dois meses, a fotógrafa Sarah Deragon (na primeira foto desta...