Pixabay

Dia Mundial da Poupança

Cinco aplicações (e mais uma) para te ajudar a poupar

A 31 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. Fizemos uma lista para te ajudar a controlar melhor o teu dinheiro

Texto de P3 • 31/10/2017 - 13:19

Distribuir

Imprimir

//

A A

You Need A Budget (YNAB)

A sério, tu precisas de um orçamento. E de regras. Esta app obriga-te a seguir, pelo menos, quatro: primeiro, tens de dar um propósito a cada euro e, em vez de o "gastares à tua vontade", teres um plano para o usar. Eles explicam: “Quando um amigo te convida para comer sushi, tu consultas a categoria ‘comer fora’ (com dez euros de saldo) e sugeres antes que comam pizza em casa. Alguns dias depois chega a conta [pela aplicação] e tu simplesmente pagas”. Depois: pedem-te que dividas as despesas grandes e menos frequentes por vários meses. Terceiro: não tenhas medo de ajustar o orçamento, eles ajudam-te e avisam-te. Se seguires estes três passos, vais “gastar menos do que recebes e preparar-te melhor para o futuro”. E este é o teu quarto passo. “Eventualmente o teu dinheiro vai ter pelo menos 30 dias e tu vais conseguir pagar a renda de Maio com dinheiro de Abril”. A esperança é mesmo a última a morrer.

 

A YNAB é mais popular na América do Norte onde os utilizadores conseguem conectar a aplicação com as contas do banco. Por cá ainda não é possível estabelecer esta comunicação e pagar as contas automaticamente, por exemplo. O que podes fazer é criar alertas para prevenir esquecimentos. A app custa 43 euros por ano; podes testá-la durante 34 dias gratuitamente.

 

Wally

Esta app ajuda-te a encontrar sempre o teu dinheiro (percebeste?) e é uma boa opção para quem quiser descobrir a melhor maneira de cortar despesas excessivas. Onde gastas o dinheiro, quando, porquê, em quê e quanto sobra para poupares. Também te ajuda a definir o objectivo da poupança, se estás longe ou perto de o conseguir e deixa-te guardar provas dos teus gastos com um scan de recibos. Até se gabam de ser “a app de finanças pessoal com a classificação mais alta na App Store”. Melhor ainda é ser grátis.

 

Unsplurge

As duas aplicações anteriores ajudam-te a controlar o dinheiro que recebes para ires amealhando cada vez mais. Esta não acredita nisso, ou melhor, acredita que deves guardar o dinheiro. Mas só para depois o gastares todo numa viagem ou no novo iPhone. Podes adicionar outros amigos que te incentivam a conseguires o teu objectivo. 

 

Vivagas

Esta app ajuda-te a encontrar os postos de abastecimento mais próximos e mais baratos, por todo o país. Consegue pesquisar por preço, proximidade, seleccionar o tipo de combustível e calcula a rota até aos postos.

 

Make it Cheap

Se perdes descontos porque não prestas atenção, atempadamente, a folhetos, cupões e campanhas promocionais, esta app é para ti. Num só sítio consegues consultar, diariamente, os descontos em quase todos os hipermercados e adicioná-los à tua lista de compras.  

 

Um extra: PayFriendz

Com todas estas novas maneiras de poupar, de certeza que já arranjaste dinheiro para pagar de volta aos teus amigos (se, por outro lado, és tu o amigo que adianta sempre o dinheiro envia-lhes esta lista). A PayFriendz ajuda-te a fazer isto com a mesma simplicidade com que envias um gif no chat. Literalmente. É uma grande ajuda para dividir despesas de grupo, ver quanto deves e quanto te devem.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que