Orienta-te Redes Sociais

A frase

“[Aplicação destina-se] a quem aprende português como segunda língua, em países estrangeiros, por exemplo na China, onde a procura de português está a aumentar, ou em Portugal”
Nuno Mamede

Investigação

Investigadores desenvolvem aplicação que ajuda estrangeiros a aprender português

Aplicação informática criada por portugueses destina-se àqueles que querem aprender português como segunda língua

Texto de Lusa • 08/02/2013 - 16:39

Distribuir

Imprimir

//

A A

Investigadores nacionais desenvolveram uma aplicação informática que ajuda os estrangeiros a aprender palavras em português, através de jogos e de textos do seu interesse.

 

Nuno Mamede, do INESC Investigação e Desenvolvimento, explicou hoje à agência que o projecto REAP.pt já está a ser experimentado por alunos da Universidade do Algarve e “encontra-se pronto para chegar a um público mais alargado”.

 

A aplicação destina-se “a quem aprende português como segunda língua, em países estrangeiros, por exemplo na China, onde a procura de português está a aumentar, ou em Portugal”, referiu.

 

"App" adapta-se aos interesses do aluno

Com uma lista de duas mil palavras especialmente concebida para o meio académico, o REAP.pt também se adapta a áreas de actividade específicas como embaixadas ou empresas.

 

O projecto, desenvolvido no âmbito do programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, utiliza textos reais recolhidos da internet, como notícias ou obras literárias, e classificados por grau de dificuldade.

 

Todos os textos são filtrados automaticamente para serem mais adequados aos objectivos da aplicação, explicou Nuno Mamede. Os alunos registam-se, fazem um teste para identificar o seu grau de conhecimentos e listam os seus interesses.

 

Depois lêem os textos escolhidos pelo sistema REAP.pt, treinam os seus conhecimentos de vocabulário ou de sintaxe através de testes de escolha múltipla gerados e corrigidos de forma automática.

 

Para ajudar a aprendizagem, os alunos podem seleccionar jogos de vocabulário, sintácticos e pictóricos. Os exercícios são gerados automaticamente, com base no perfil dos alunos.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Fotografia

Desde que abriram ao público, em Junho de 2015, os passadiços do Paiva foram notícia por várias vezes. No Verão passado levaram milhares às margens do Paiva,...

Esta viagem é o nosso melhor retrato...

Fotografia // — O que é uma casa, Mia? — A Mia, o papá e a mamã. Conhecemo-nos como hoje:...