wolfsavard/Flickr

Natal

Dificuldades em decorar a árvore de Natal? A matemática ajuda

Já foi desvendado o segredo para a decoração perfeita de uma árvore de Natal. A fórmula matemática foi descoberta por dois alunos da Universidade de Sheffield, no Reino Unido

Texto de Inês Almeida • 16/12/2012 - 11:48

Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de natal.

Em parceria com a rede de lojas Debenhams, os alunos aceitaram o desafio de criar essa fórmula. Segundo o site da Universidade, Nicole disse que “as fórmulas demoraram cerca de duas horas a serem feitas”.

O site da Universidade de Sheffield, apresenta o projecto e também uma espécie de uma calculadora que, a partir da inserção do tamanho da árvore, rapidamente apresenta os valores necessários para a decoração.

Através do tamanho da árvore, em centímetros, os cálculos demonstram quantas bolas são precisas, e os centímetros da estrela, da fita e das luzes de Natal.

Esta fórmula tem sido utilizada nas lojas da Debenhams, de forma a que os clientes escolham todos os itens necessários para a decoração da sua árvore, de acordo com os cálculos. Nicole Wrightman afirma também no site: “Esperemos que as fórmulas tornem uma preparação mais fácil para o Natal”.

O site do projecto, tem também curiosidades sobre cálculos feitos na maior árvore do mundo e na árvore que está em Trafalgar Square, em Londres. Além disso, dispõem informações sobre as lojas e a Universidade.

Pub