Orienta-te Redes Sociais

Um ataque de ansiedade provoca um aumento da temperatura facial DR

Ciência

Efeito Pinóquio: o nariz não cresce mas muda de temperatura

Cientistas espanhóis concluíram que, quando mentimos, o nosso nariz muda de temperatura. Chamam-lhe Efeito Pinóquio

Texto de P3 • 25/11/2012 - 21:09

Distribuir

Imprimir

//

A A

Afinal, a história do Pinóquio não é assim tão absurda — ou improvável — quanto isso: existe mesmo uma relação entre a mentira e o comportamento do nosso nariz. Quando mentimos, o nariz não cresce mas sofre uma alteração de temperatura.

 

A conclusão é de uma equipa de cientistas do departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Granada, Emilio Gómez Milán e Elvira Salazar López, que fizeram uso da termografia para obter estes resultados. O estudo faz parte de uma tese de doutoramento, defendida esta quinta-feira.

 

Segundo o jornal espanhol “El Mundo”, quando realizamos um “grande esforço mental, a temperatura do nosso nariz desce”. Já quando temos um ataque de ansiedade, a temperatura facial tem tendência a aumentar.

 

O chamado “Efeito Pinóquio” indica que a temperatura da ponta do nariz aumenta ou diminui de acordo com o nosso estado de espírito. Também a temperatura da zona do músculo orbital, “na esquina interna do olho”, sofre o mesmo tipo de variação.

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Prémio

Bruna Tavares

Investigadora portuguesa desenvolveu um sistema de fusão sensorial que permite ter uma visão mais precisa do estado da rede eléctrica. A ideia é “prevenir...

A “maior arca fotográfica” quer...

National Geographic // É “a maior arca fotográfica do mundo” e chega pela primeira vez à Europa, mais...