DR

Ciência

Lego homenageia mulheres que fizeram história na NASA

Conjunto de cinco novas figuras femininas venceu concurso de ideias da Lego e deve chegar às lojas no final de 2017 ou início de 2018

Texto de P3 • 01/03/2017 - 21:02

Distribuir

Imprimir

//

A A

O timing não poderia ter sido mais certeiro. O filme Hidden Figures — Elementos Secretos (2016, Theodore Melfi) revelou a importância, para muitos desconhecida, das mulheres cientistas, engenheiras e astronautas na história da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), e a Lego deu luz verde para a criação de um conjunto de novas figuras.

 

A ideia para este set de cinco figuras partiu de Maia Weinstock. A norte-americana, que se dedica a escrever sobre ciência, submeteu os desenhos na plataforma Lego Ideas. O público gostou e, 10.000 votos depois, foi a vencedora do concurso que a marca dinamarquesa promove, duas vezes por ano, junto dos seus fãs.

 

“Enquanto editora de ciência e escritora, com um forte interesse pessoal pela exploração espacial e pela história das mulheres nas ciências e engenharia, o projecto Women of NASA foi uma forma de Maia Weinstock celebrar as mulheres de sucesso nas profissões de STEM [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática]”, declarou Lise Dydensborg, porta-voz da Lego Ideas.

 

O set de homenagem inclui representações das astronautas e físicas Sally Ride e Mae Jemison, da engenheira de computação Margaret Hamilton, da astrónoma Nancy Grace Roman e da matemática e física Katherine Johnson, que subiu ao palco do Dolby Theater na cerimónia dos Óscares do último domingo, 26 de Fevereiro, juntamente com as três protagonistas de Hidden Figures — Elementos Secretos.

 

As cientistas, engenheiras e astronautas da NASA, agora imortalizadas em Lego, vão ser acompanhadas de um modelo do telescópio espacial Hubble e, de acordo com o Guardian, chegam às lojas entre o final de 2017 e o início de 2018.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que