Orienta-te Redes Sociais

Design

A Lego já não é um mundo de homens

Durante dois anos, Ellen Kooijman, deu a cara por uma campanha para a Lego ter mais mulheres: mais cientistas, engenheiras ou bombeiras. A marca anuncia, agora, a produção e venda de uma colecção de mini figuras em que é a mulher quem usa calças

Texto de Rita Salomé Esteves • 05/06/2014 - 12:54

Distribuir

Imprimir

//

A A

Ellen Kooijman, geoquímica, sentiu que faltavam figuras femininas nos produtos Lego. E foi isso que a levou a projectar uma série de mini figuras em que mulheres são o sexo forte das profissões.

 

No projecto inicial de Ellen, seriam cientistas, astrónomas, paleontólogas, geólogas, engenheiras de robótica, treinadoras de falcões, carteiras, mecânicas, bombeiras e trabalhadoras de construção civil. Segundo a BBC, a Lego anunciou o início da produção de uma colecção de mini figuras em que as estrelas são estas profissionais femininas.

 

Em entrevista à BBC, Ellen confessa: “Eu desenhei estas profissionais em mini figuras para as meninas saberem que podem ter a profissão que elas quiserem”. A Lego concorda que este “modelo é uma inspiração, tanto para crianças, como para adultos”.

 

Foi a 28 de Maio que Ellen Kooijman, sob o nome de Alatariel, criou uma campanha na plataforma Lego Ideas para a criação de uma colecção de mini figuras cujas estrelas seriam mulheres em profissões científicas ou “masculinas”.

 

Nessa altura, eram 100 os apoiantes da proposta, mas, a 10 de Junho de 2013, a ideia de Ellen conseguiu arrecadar os 10.000 simpatizantes necessários para levar o projecto a ser revisto pela administração. A Lego Ideas dá possibilidade aos fãs da Lego de levar as suas ideias a concretizarem-se e a fazerem parte da colecção.

 

Apesar de o design original ter de sofrer algumas alterações e de os preços ainda não serem conhecidos, a colecção vai chegar às lojas em Agosto.

 

Texto editado por Luís Octávio Costa

Eu acho que

Pub

P3 now speaks English. See our galleries

Aplicação

Basta uma notificação com um alerta de SOS para pôr todos os utilizadores da Pet Finder, num raio de 60 quilómetros, a ajudarem-te a encontrares o teu animal...

Entre casais também há violações

Vídeo // A realizadora Chloé Fontaine chamou à curta metragem Je suis ordinaire — o que...