Orienta-te Redes Sociais

João Gonçalves, 44 anos, é o investigador que lidera o projecto premiado no Instituto de Medicina Molecular

Video

Animação mostra a infecção por HIV ao nível molecular (narração em inglês)

Saúde

Fundação Gates financia grupo à procura de cura para Sida

Com cem mil dólares no primeiro ano, e talvez mais um milhão para chegar à aplicação clínica, equipa espera vencer vírus HIV

Texto de Ana Gerschenfeld • 28/04/2011 - 18:28

Distribuir

Imprimir

//

A A

Com cem mil dólares no primeiro ano e, se correr bem, talvez mais um milhão para chegar à aplicação clínica, uma equipa de cientistas portugueses espera conseguir vencer de vez o vírus da sida.

 

João Gonçalves, 44 anos, investigador do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, não escondia o seu entusiasmo quando, esta manhã, falou ao telefone com o PÚBLICO.

 

Sabia que, ao fim da tarde, no âmbito dos seus "Grand Challenges Explorations", a Fundação Bill e Melinda Gates anunciaria oficialmente que o seu projecto tinha sido um dos 88 escolhidos entre 2500 vindos do mundo inteiro para receber financiamento.

 

O projecto insere-se na categoria de concepção de “novas abordagens para curar a infecção pelo HIV”, uma das seis definidas por aquela prestigiada entidade norte-americana para esta ronda de bolsas (a sexta desde que a Fundação lançou a iniciativa).

 

Pode parecer muito arrojado falar em “cura” quando se fala de sida, mas é exactamente essa a meta da equipa de João Gonçalves: “encontrar as células infectadas pelo HIV, mesmo que ele esteja completamente adormecido, e matar essas células”.

 

Lê o artigo completo no PÚBLICO. 

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Arquitectura

Fica na Avenida Camilo, no Porto, e ocupa uma área total de fazer inveja: 5800 metros quadrados. Bem-vindos à BLIP, empresa tecnológica portuguesa, detida por...

Bernardo disfarçou-se de turista e...

Livro // Quis olhar para o sector do turismo em Portugal como estrangeiro e, para isso,...