Orienta-te Redes Sociais

Casa Ecofixe

Reciclagem

Ecofixe, uma casa portuguesa de pneus, terra e latas

Hansel e Gretel tinham uma casa feita de doces. Marta e Pedro estão a construir na Trofa uma casa feita de pneus, terra e latas

Texto de Ana Duarte • 22/02/2013 - 17:08

Distribuir

Imprimir

//

A A

Marta Santos, socióloga de 31 anos e Pedro Silva, desenhador desempregado de 39 anos, são um casal que está a construir uma casa especial, a Casa Ecofixe, na Trofa. Pneus, terra e latas são alguns dos materiais utilizados numa habitação que está a ser erguida através da reciclagem e reutilização de materiais para chegar a um máximo de sustentabilidade.

 

A demanda remonta a 2004, quando o casal começou a procurar casa na zona de Alvarelhos, Trofa, e viu que os valores eram acima do seu orçamento. Em conversa com "amigos e familiares", contou Marta ao P3, surgiu a ideia se de fazer uma casa “diferente”.

 

Seguiu-se uma abordagem à Câmara Municipal da Trofa, para o casal perceber se o projecto tinha potencial para ser aprovado. Havia desde logo uma nítida vantagem no tipo de construção – os materiais eram mais ecológicos. "Não se pode dizer que a casa seja ecológica na totalidade”, ressalva. O aproveitamento térmico era outra vantagem. Depois de obtida a aprovação do projecto, que de acordo com Marta, “está a ser concretizado a pouco e pouco”, chegou a fase de deitar mãos a esta obra inédita e ecoamiga.

 

Casa amiga do ambiente

Marta e Pedro não estão sozinhos: “Temos diversos amigos, familiares e empresas que se têm vindo a associar a este projecto. Muitos deles estão connosco desde a sua génese, outros têm vindo a juntar-se a nós”, explicou a socióloga. Entre desenhos, paisagistas, designers, fornecedores e empreitadas, juntaram-se ao projecto várias empresas — entre as quais a David Araújo Construções Unipessoal LDA, que foi criada especialmente para o projecto da Casa EcoFixe.

 

Muitas empresas viam neste projecto um “risco”, como descreveu Marta: “Após a aprovação dos projectos, fomos solicitando orçamentos a algumas empresas de construção civil para concretizar a obra, mas a resposta foi praticamente o "não" ou, na sua maioria, o silêncio”. E assim surge a empresa de David Araújo, que abraçou a obra e fundou a “sua própria empresa de construção para se dedicar a este tipo de projecto”, avançou a socióloga.

 

Em termos de materiais, a casa tem paredes feitas de latas, pneus e terra. As estruturas do telhado serão de madeira reaproveitada de empresas de demolições da zona norte. “A recolha de águas pluviais para usos diários e o aproveitamento da luz solar para aquecimento de águas e das habitações” é outra da aposta do casal para o funcionamento da energia e das águas.

 

Documentário à vista

A divulgação e o acompanhamento “mediático” da obra não foram esquecidas. Como acha que este tipo de ideias “carece de divulgação”, o casal conta com a ajuda do fotógrafo Vasco Flores Cruz, “para fazer o acompanhamento fotográfico da evolução do projecto”, referiu Marta, que pode conduzir à realização de “um documentário sobre todo este processo”, descortinou.

 

Neste momento, está-se a começar a tratar da “vedação do terreno para iniciar a obra com a movimentação de terras”, esclareceu Marta. A socióloga não esconde que “tem sido um percurso algo difícil, em particular, nos aspectos formais, mas nada que, com paciência e algum tempo, seja impossível de resolver”.

 

Como proprietários, Marta e Pedro vêm “na poupança na funcionalidade da casa” o aspecto mais atractivo da obra. Para a divulgação, têm apostado no Facebook: “Tem sido uma verdadeira surpresa, uma vez que não esperávamos que tanta gente estivesse interessada nesta temática”, observou a proprietária.

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Laura quer que as pessoas entrem no atelier dos artistas "com um clique"

Perfil

João Pombeiro

Conhecido por uns como co-criador de Bruno Aleixo e realizador de “Xico”, de Luísa Sobral, João Pombeiro assina o genérico da nova série de Nuno Markl, "1986...

Um designer a jogar às escondidas com...

Vídeo // Fugir para não ser encontrado e para não deixar a cidade "matar a criança que...