Orienta-te Redes Sociais
José Carvalho produz morangos no sistema hidropónico recirculante NGS

José Carvalho produz morangos no sistema hidropónico recirculante NGS DR

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no sol

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no solo) DR

O produtor é responsável por 12 estufas de morangos

O produtor é responsável por 12 estufas de morangos DR

DR

José Carvalho

Agricultura

Jovem agricultor português vence prémio de “Projecto Mais Inovador da Europa”

Jovem agricultor é responsável por 12 estufas de morangos. Técnica em aeroponia (cultivo com plantas suspensas no ar) valeu-lhe o prémio de "Projecto Mais Inovador da Europa”

Texto de Lusa • 06/12/2012 - 18:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

O produtor de morangos José Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, ganhou quinta-feira o prémio de “Projecto Mais Inovador da Europa”, anunciou a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP). O produtor de morangos (no sistema hidropónico recirculante NGS) é responsável por 12 estufas de morangos, com uma área total de um hectare.

 

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no solo), além de significar uma poupança “enorme” em termos de consumo de água, explicou o empreendedor, em Maio, à Agência Lusa. A plantação de José Carvalho é feita em “calhas” com 1,80 metros de altura, que depois baixam 60 centímetros para a colheita dos morangos.

 

O prémio foi promovido no âmbito do 1.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado pela CAP, ASAJA (organização espanhola de agricultores) e grupo parlamentar do PPE do Parlamento Europeu, com o apoio do eurodeputado português Nuno Melo e da eurodeputada espanhola Esther Munoz.

 

Foram apresentados no concurso projectos de jovens agricultores dos 27 estados-membros que concorreram nas categorias de “melhor jovem agricultor da Europa”, “projecto mais sustentável” e “projecto mais inovador”. Portugal apresentou cinco projectos, relativos aos sectores hortofrutícola, pecuário, vinha, cereais e equinos lusitanos, os quais foram vencedores no concurso nacional realizado em Junho, em Santarém, no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas).

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

As redes sociais humanizam a Marinha, mas atenção: "Nós sempre fomos assim"

Legislação

Escassez de apartamentos para arrendar por longos períodos e aumento do valor das rendas levou Berlim a agir. Multas podem chegar aos 100 mil euros

Memória dos animais que já cá não est...

Fotografia // "Os geógrafos nos mapas de África/com imagens selvagens preenchem as suas...