Orienta-te Redes Sociais
José Carvalho produz morangos no sistema hidropónico recirculante NGS

José Carvalho produz morangos no sistema hidropónico recirculante NGS DR

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no sol

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no solo) DR

O produtor é responsável por 12 estufas de morangos

O produtor é responsável por 12 estufas de morangos DR

DR

José Carvalho

Agricultura

Jovem agricultor português vence prémio de “Projecto Mais Inovador da Europa”

Jovem agricultor é responsável por 12 estufas de morangos. Técnica em aeroponia (cultivo com plantas suspensas no ar) valeu-lhe o prémio de "Projecto Mais Inovador da Europa”

Texto de Lusa • 06/12/2012 - 18:27

Distribuir

Imprimir

//

A A

O produtor de morangos José Carvalho, de Vila Nova de Famalicão, ganhou quinta-feira o prémio de “Projecto Mais Inovador da Europa”, anunciou a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP). O produtor de morangos (no sistema hidropónico recirculante NGS) é responsável por 12 estufas de morangos, com uma área total de um hectare.

 

A produção em altura rende “três vezes mais” do que o método tradicional (no solo), além de significar uma poupança “enorme” em termos de consumo de água, explicou o empreendedor, em Maio, à Agência Lusa. A plantação de José Carvalho é feita em “calhas” com 1,80 metros de altura, que depois baixam 60 centímetros para a colheita dos morangos.

 

O prémio foi promovido no âmbito do 1.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado pela CAP, ASAJA (organização espanhola de agricultores) e grupo parlamentar do PPE do Parlamento Europeu, com o apoio do eurodeputado português Nuno Melo e da eurodeputada espanhola Esther Munoz.

 

Foram apresentados no concurso projectos de jovens agricultores dos 27 estados-membros que concorreram nas categorias de “melhor jovem agricultor da Europa”, “projecto mais sustentável” e “projecto mais inovador”. Portugal apresentou cinco projectos, relativos aos sectores hortofrutícola, pecuário, vinha, cereais e equinos lusitanos, os quais foram vencedores no concurso nacional realizado em Junho, em Santarém, no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas).

Eu acho que
P3 now speaks English. See our galleries

Audio

Quais os erros mais comuns que os donos de animais cometem?

Crónica

Nunca fui turista em Cuba. Nunca dormi num hotel nem molhei o cu em Varadero. Ganhei enormes bolhas nas mãos. Rebentaram-se os lábios de tanto cieiro....

Ele aprendeu a fotografar na prisão

Street Photography // Donato Di Camillo foi detido pela primeira vez aos 12 anos. O motivo: furto. Nã...