Web Summit

Lettuce Grow, a nova plataforma para pequenos agricultores

Um sueco e um húngaro criaram uma plataforma para dinamizar a economia local portuguesa, ligando os pequenos produtores aos negócios locais. A Lettuce Grow vai estar na Web Summit

Texto de Lusa • 29/10/2017 - 11:32

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Dois jovens europeus, um sueco e um húngaro, decidiram unir-se para criar em Portugal uma plataforma digital de transacção de produtos alimentares que visa conectar os pequenos produtores aos negócios locais com base na proximidade geográfica, a Lettuce Grow.

 

Após uma pesquisa, Gabor Tarok (responsável pelo desenvolvimento informático da plataforma) e Daniel Lind escolheram Portugal para implantar o projecto por ser um país onde existem muitas pequenas quintas e um grande potencial para a agricultura, que não está devidamente explorado. "O clima é excelente para a agricultura e há pequenos agricultores que, por alguma razão, não conseguem suportar a actividade, por isso desistem", observou Gabor Tarok.

 

O húngaro de 33 anos, que também é cozinheiro em part-time e actualmente está baseado no Algarve, desenvolveu a parte tecnológica, mas foi o sueco Daniel Lind, de 26, a viver em Lisboa, que concebeu a Lettuce Grow, depois de se revoltar contra a precariedade laboral em Portugal. "Com este projecto, nós queremos ajudar a economia portuguesa, aumentar a qualidade de vida dos portugueses que, na sua maioria, têm trabalhos precários, o que não é justo", observou, lamentando igualmente o facto de Portugal importar 60% dos produtos de origem agrícola de Espanha.

 

Daniel Lind acredita que Portugal tem melhores produtos, mas os pequenos agricultores não os conseguem escoar porque sai mais barato às grandes multinacionais, que dominam o mercado, importar em grandes quantidades, em vez de comprar localmente. "Nós só ficaremos com 5% das transacções, o que significa que os agricultores podem ganhar três a quatro vezes mais pelos produtos, e estamos a tentar que a distribuição seja gratuita, mas ainda não sabemos se vamos conseguir", explicou.

 

Na plataforma será possível fazer pesquisas por produto e ver imagens dos mesmos, existindo um mapa que revela a localização das quintas e a proximidade a que estão dos clientes. Além de legumes, vegetais e fruta, a plataforma também engloba a transacção de produtos como carne, mel, ovos ou vinho. Gabor e Daniel querem também comprar e dar uma utilização aos desperdícios dos produtores, nomeadamente, frutas, para fazer compotas. "Acreditamos que as pessoas devem comprar produtos de qualidade na vizinhança e não ir longe, porque isso não é sustentável", conclui Gabor Torok.

 

A Lettuce Grow deverá estar operacional até ao final de 2017 e foi uma das 150 startups nacionais seleccionadas no Road 2 Web Summit para participar na edição deste ano da cimeira, que acontece entre 5 e 9 de Novembro, em Lisboa.

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