DR

Ambiente

Ele quer tornar as bicicletas (ainda mais) amigas do ambiente

Já imaginaste andar numa bicicleta que diminui a poluição enquanto pedalas? Daan Roosegaarde tornou esta ideia realidade

Texto de Ana Catarina Peixoto • 16/05/2017 - 10:53

Distribuir

Imprimir

//

A A

Andar de bicicleta numa cidade muito poluída é uma ideia que não agrada a todos, mas Daan Roosegaarde, um designer holandês, quer levar as pessoas a deixar o carro em casa e partir na aventura de pedalar uma bicicleta que as ajuda a combater a poluição.

 

Inserida no “Smog Free Project”— um projeto que pretende encontrar soluções inovadoras para diminuir a poluição do ar nas cidades – a bicicleta idealizada por Daan funciona em três passos: absorve o ar poluído, limpa-o e liberta-o de volta na direcção da pessoa que conduz a bicla, desta vez sem qualquer tipo de resíduos.

 

Para o designer, fundador da empresa Studio Roosegaarde, trata-se do modelo perfeito. “Tem uma função dupla: ao mesmo tempo que limpa o ar e reduz o congestionamento, é também saudável e amiga do ambiente”, explica ao site Dezeen.

 

Apesar de ainda estar numa fase inicial, esta fase do projeto vai passar por Pequim e outras cidades na China, que têm enraizada a cultura e a tradição das bicicletas. Roosegaarde quer que este meio de transporte volte a fazer parte do ADN das cidades. “Queremos trazer de volta o seu prestigio e tornar os cidadãos parte da solução, em vez de serem o problema”, acrescentou.

 

O crescente interesse nos programas de partilha, como o Mobike, pode ajudar na divulgação e na implementação da bicicleta ecológica.

 

Mas esta ideia não foi a primeira a ser pensada por Roosegaarde. Em 2013 construiu na China e em Roterdão, uma torre que aspira e remove a poluição do ar. É como imaginar um aspirador gigante no meio da cidade: o ar poluído é aspirado para o topo da torre e o ar limpo é libertado através de quatro aberturas nos lados do edifício.

 

Os resultados têm sido visíveis, com os parques a serem 55 a 75% mais limpos do que o resto da zona urbana. Já as partículas poluídas foram transformadas em bijuteria que serve para publicitar o projecto. A bicicleta está a ser pensada para trabalhar de forma semelhante.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que