Iniciativa

Tens um jardim? O Porto está novamente a oferecer árvores

Segunda edição do projecto FUTURO tem 2.000 árvores e arbustos autóctones para entregar a cidadãos do concelho do Porto. Só é preciso ter um terreno para os plantar e concorrer até 5 de Fevereiro

Texto de P3 • 11/01/2017 - 13:14

Distribuir

Imprimir

//

A A

“Se tem um jardim, temos uma árvore para si” é o mote da campanha FUTURO, que quer ver 100.000 árvores e arbustos plantados no Porto. A iniciativa já vai na segunda edição e o prazo para candidaturas está aberto até 5 de Fevereiro. Até essa data, qualquer cidadão residente no concelho do Porto, com um jardim ou um logradouro, pode concorrer para receber sementes de árvores e arbustos autóctones da região.

 

Cada cidadão, empresa ou organização “terá a oportunidade de escolher até dez árvores e arbustos e até três pacotes de sementes”, lê-se na apresentação do FUTURO. À escolha há 15 espécies e a oportunidade de receber “uma pequena formação especializada para aprender e a cuidar das novas plantas”.

 

A campanha, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, quer “afirmar definitivamente o Porto como uma cidade mais verde e mais sustentável”. Em 2016, ano da primeira edição, 1.551 árvores e arbustos foram entregues a cerca de 250 famílias e organizações. Em toda a Área Metropolitana do Porto, 81.369 novas árvores foram plantadas no âmbito do FUTURO.

 

Os interessados em receber as sementes devem estudar bem as plantas disponíveis — “algumas gostam mais de sol e outras de sombra, algumas têm folha o ano todo e outras perdem a folha no Inverno” — e reservar aquelas que escolherem, através de um formulário de candidatura.

Voltar ao topo

|

Corrige
Eu acho que