Orienta-te Redes Sociais

O gabinete de Miguel Relvas não comenta Daniel Rocha

Biografia

Wikipédia: perfil de Relvas mais completo em inglês que em português

Miguel Relvas tem versões diferentes na Wikipedia, consoante o idioma. Entre 3 de Julho e 15 de Agosto, a página redigida em inglês foi actualizada 193 vezes

Texto de Ricardo Vieira Soares • 04/09/2012 - 17:12

Distribuir

Imprimir

//

A A

Os cibernautas que acederem à página da Wikipedia, escrita em inglês, dedicada a Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, têm à sua disposição informações sobre todas as polémicas que envolvem aquele governante.

 

O PÚBLICO apurou que entre 3 de Julho e 15 de Agosto a página redigida em inglês foi actualizada 193 vezes. Ao comparar com a redacção da página em português, constata-se que a informação divulgada em inglês ultrapassa, em larga medida, a disponível na versão portuguesa, com especial enfoque nas polémicas que envolvem Relvas.

 

Contactado pelo PÚBLICO, o assessor de imprensa do ministro, António Valle, disse não conhecer o conteúdo da página em questão. Adiantou, ainda, que o gabinete não iria fazer qualquer comentário. 

 

Comparada a página em inglês disponível em 2 de Julho com a versão actual verificam-se diferenças notórias. Às cinco linhas que caracterizavam Miguel Relvas foram acrescentadas informações sobre o percurso profissional e político do dirigente social-democrata: são mais 20 parágrafos, divididos por quatro categorias. Qualquer pessoa pode criar uma página ou fazer alterações nos artigos da enciclopédia online, e na página escrita em inglês dedicada a Relvas são vários os utilizadores que procederam a actualizações.

 

A categoria dedicada às controvérsias que envolvem o ministro é a mais extensa e actualizada, marcando a principal diferença para a página escrita em português. Nesta, as polémicas resumem-se a dois episódios, aos quais é acrescentado o caso da licenciatura de Relvas na Universidade Lusófona.  

 

Ao invés, os cibernautas que consultarem a página inglesa podem aprofundar a leitura sobre as controvérsias que envolvem o ministro. São referidas alegadas relações de Miguel Relvas à maçonaria, bem como questões ligadas a "assuntos legais e éticos", como é genericamente referido na página da Wikipedia em inglês. Neste campo, são referidos, entre outros, a relação de Relvas com o "superespião" Jorge Silva Carvalho e as ameaças a uma jornalista do PÚBLICO.  

 

Podem ler-se ainda acusações já relatadas na imprensa. Como os 30 mil euros que Relvas terá gasto em chamadas telefónicas, pagas pelo município de Tomar. E acusações relativas a falsificação de moradas nos seus primeiros anos de deputado, para continuar a auferir os subsídios aos deputados deslocados da sua área de residência. 

 

Verificou-se, também, uma actualização da página em português, com o maciço fluxo de actualizações a ter início a 3 de Julho, a mesma data da primeira das 193 alterações da página em inglês. O PÚBLICO comparou as duas versões e as semelhanças são evidentes. Até porque, a 2 de Julho, a página portuguesa era parca em informações sobre a carreira do ministro, tendo a maior parte da informação actual sido introduzida em Julho e Agosto. 

 

Se a página em português não aborda o lado mais polémico na biografia de Relvas tal deve-se a uma edição que eliminou algumas das actualizações realizadas. Ao contrário da página em inglês que não sofreu qualquer tipo de filtro.

 

Este processo é natural e está de acordo com a política de edição da Wikipedia, que aconselha os utilizadores e editores (que exercem a actividade em regime de voluntariado) a eliminar informações em casos de "duplicação e redundância", "irrelevância", "falta de senso evidente", "violação dos direitos autorais", "inexactidão", e "considerações controversas sem fonte sobre pessoas vivas".

 

O PÚBLICO tentou contactar a Wikipedia para clarificar a política de edição da enciclopédia online, mas não obteve resposta. No que toca a fontes que sustentem a informação disponibilizada, os utilizadores que procederam às actualizações em inglês remetem para notícias publicadas na imprensa portuguesa sobre as polémicas em torno de Miguel Relvas.

Eu acho que

Pub

Fotografia

Zoey é uma cadela rafeira de sete anos, resgatada de um canil de Taiwan/Ilha Formosa. Jasper é um bebé de dez meses de Los Angeles. Juntos parecem...

Como fazer um currículo que agrade...

Emprego // Erros ortográficos, fotografias pouco profissionais e informação a mais são os...